PMI de serviços atinge maior expansão em oito anos - TC
TC Mover
Mover

PMI de serviços atinge maior expansão em oito anos

Postado por: TC Mover em 04/08/2021 às 12:41
PMI de serviços acelera

São Paulo, 4 de agosto – A recuperação robusta de novos negócios, somado a um grande fluxo de novas contratações, levou o Índice dos Gerentes de Compras de serviços, ou, na sigla em inglês PMI de serviços, de julho a acelerar. A produção do setor no Brasil teve o maior crescimento desde o início de 2013, com os serviços sustentando a trajetória de expansão em julho.

Compilado pela IHS Markit, o índice subiu para 54,4 pontos em julho de 2021, ante 53,9 pontos em junho. Este foi o segundo aumento sucessivo e o mais rápido em oito anos. O sentimento positivo dos negócios foi o segundo mais forte em sete meses, atrás de junho, mas permaneceu abaixo da média para as séries.

Redução de restrições e vacinação impulsionam PMI composto de julho

O PMI Composto, que une os relatórios das empresas de serviço e indústria, também teve aumento na passagem de junho para julho, saindo de 54,6 para 55,2 pontos. De acordo com o IHS Markit, a entrada de novos negócios aumentou no ritmo mais rápido desde o início de 2020. As companhias citam plano de vacinação mais célere e, consequentemente, a redução das restrições adotadas devido à pandemia como contribuintes para bom resultado.

“Alguns dos obstáculos da Covid-19 enfrentados pelos prestadores de serviços diminuíram em julho, com as condições da demanda melhorando devido à diminuição das restrições locais e a maior acesso à vacina”, explicou em nota Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da IHS Markit.

Mesmo com o PMI acelerando, o grau de otimismo é balançado pela escassez de materiais e flutuações no câmbio que levaram os custos de matérias-primas a aumentar novamente em julho. Porém, a taxa geral de inflação tende a recuar para o menor patamar em cinco meses.

Texto: Cíntia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Pré-mercado cai com prévia de Payroll; Copom, fiscal, Petrobras no radar: Espresso

Calendário Econômico: Taxa Selic, PMI, emprego

Especial: Com vacinação, varejo físico ganha força em carteiras de agosto

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais