PMI de serviços de agosto atinge maior patamar em nove anos-TC
TC Mover
Mover

PMI de serviços de agosto atinge maior patamar em nove anos

Postado por: TC Mover em 03/09/2021 às 12:58
PMI de serviços surpreende consenso

Rio de Janeiro, 3 de setembro – O fluxo de novas contratações e a reabertura de negócios, com o avanço de vacinação, levou a atividade do setor de serviços no Brasil em agosto ao maior patamar desde fevereiro de 2012. Compilado pela IHS Markit, o PMI de serviços, índice de sentimento da atividade, subiu para 55,1 pontos no mês passado, de 54,4 em julho. Este é o terceiro aumento sucessivo.

De acordo com o IHS Markit, a demanda se fortaleceu em agosto com avanço do turismo e a retomada de operações em vários segmentos. Isso ocorre em meio ao plano de vacinação mais célere e, consequentemente, à redução das restrições adotadas devido à pandemia.

PMI de serviços mostra impacto da pandemia mais lento no setor

“O impacto prejudicial da pandemia no setor de serviços diminuiu para um fluxo lento em agosto, com retomada na demanda empurrando o crescimento da produção”, explicou em nota Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da IHS Markit.

Ainda assim, os fornecedores do setor seguem enfrentando aumento nos custos de insumos, com destaque para os preços de alimentos, combustíveis e transportes.

Inflação é a maior nos últimos quatro meses, diz diretora da IHS Markit

A diretora associada de Economia da IHS Markit destaca, ainda, a taxa de inflação geral. De acordo com Pollyanna De Lima, a inflação atingiu o maior patamar nos últimos quatro meses, sendo também um dos maiores desde o início da pesquisa da IHS Markit, em 2007.

“Um sinal de alerta importante nos resultados do PMI de serviços de agosto foi o ressurgimento de pressões inflacionárias, com as finanças das empresas novamente sobrecarregadas por despesas crescentes”, explicou.

Apesar da forte expansão do setor de serviços, o PMI composto, que também considera os relatórios da indústria, teve queda na passagem de julho para agosto. O resultado apontou 54,6 pontos, abaixo dos 55,2 pontos do mês anterior.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Lúcia Boldrini, Anderson Lima e Letícia Matsuura
Arte: Mover

Leia também

Scoop Day: acompanhe ao vivo painéis de debates e entrevistas com grandes especialistas

Banco Central conseguirá trazer inflação para a meta, diz Campos Neto

Payroll decepciona em agosto e zera ganhos em NY; Ibovespa futuro sobe com ajuste: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais