Mover

Preços de venda de imóveis residenciais sobem 0,35% em janeiro, aponta FipeZap

Postado por: TC Mover em 03/02/2021 às 0:01

São Paulo, 3 de fevereiro – O Índice FipeZap, que acompanha o comportamento dos preços de venda dos imóveis residenciais em 50 cidades, aumentou 0,35% no primeiro mês do ano em relação a dezembro. O resultado mostra desaceleração ante a alta de 0,46% registrada em dezembro.

Calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, e Zap Imóveis, o indicador acumulou alta de 3,87% em 12 meses. O Índice FipeZap fica abaixo da estimativa do Relatório Focus para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação do Banco Central, no mesmo período, que é de 4,61%.

Já o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, usado geralmente no cálculo de reajuste de aluguel, ficou bem acima do Índice FipeZap, registrando alta de 25,71% acumulada em 12 meses.

 

Maceió, Manaus e Curitiba lideram alta nos preços de residenciais

 

As capitais de Alagoas, Amazonas e Paraná tiveram as maiores altas nos preços residenciais, puxando o Índice FipeZap de janeiro, encarecendo 1,82%, 1,43% e 1,15%, respectivamente. Em São Paulo, os imóveis subiram 0,46%, enquanto os residenciais no Rio de Janeiro aumentaram 0,26%.

Na outra ponta da tabela estão Barueri, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, que tiveram queda, respectivamente, de 0,60%, 0,53% e 0,48%, nos preços dos imóveis.

Preços de imóveis residenciais
Fonte: FipeZap, IBGE, FGV e Banco Central / O dado do IPCA foi retirado do Relatório Focus, publicado em 1 de fevereiro

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Leandro Tavares
Arte: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais