Prévia da inflação supera consenso; mercado está cauteloso - TC
TC Mover
Mover

Prévia da inflação supera consenso e impera cautela para mercado: Espresso

Postado por: TC Mover em 25/08/2021 às 10:07
Prévia da inflação supera consenso

São Paulo, 25 de agosto – Os futuros de índice Bovespa e dólar abriram com viés pessimista, após a prévia da inflação de agosto superar os consensos e registrar a maior alta desde 2002 para o mês. Perto das 9h30, o Ibovespa futuro operava em queda de 0,50%, a 120.685 pontos. O dólar chegou a abrir em alta, mas oscila, caindo 0,38%, a R$5,237. O resultado do IPCA-15 estressou a curva de juros, especialmente nos trechos curtos e médios, que sobem até 9 pontos-base.

Peso da energia elétrica na prévia da inflação

O aumento da energia elétrica pesou fortemente no IPCA-15 de agosto, conhecido como prévia da inflação, fazendo o índice se aproximar de dois dígitos, segundo dados divulgados pelo IBGE. No mês, o IPCA-15 registrou alta de 0,89%, sendo a maior variação para agosto desde 2002. O consenso da Mover esperava uma alta de 0,82%. No acumulado de 12 meses, o índice está em 9,30% e já acumula avanço de 5,81% em 2021.

A confiança do consumidor, medida pela FGV, recuou 0,4 ponto, passando para 81,8 pontos em agosto, patamar que é considerado baixo, segundo a entidade. Esse foi o primeiro recuo do índice desde março deste ano e vem na esteira da alta do desemprego e da inflação.

Imunização de reforço da Jonhson

A Johnson & Johnson disse nesta quarta-feira (25) que a vacina de reforço do imunizante “garante resposta imune promissora”, de acordo com os primeiros testes clínicos da empresa. A vacina da Janssen é a única a aplicar apenas uma dose para garantir imunização completa, mas, com a variante Delta, autoridades estudam a importância de uma dose de reforço. Segundo a empresa, os que receberam uma dose extra da vacina geraram nove vezes mais anticorpos contra a Covid-19.

Petróleo

A Enauta informou que o Campo de Atlanta opera novamente com os três poços em capacidade plena, após conclusão de reparo dos aquecedores. A companhia prevê produção diária de 20 mil barris de óleo, estabelecendo assim um novo recorde. Segundo a empresa, a perfuração de um quarto poço no campo da Bacia de Santos é esperado para o terceiro trimestre de 2022. Leia mais no Panorama Corporativo.

Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover


Leia também

Entrevista exclusiva: Mercado de jogos deve dobrar até 2025, estima gestor da Vitreo

Com a flexibilização das restrições, brasileiros voltam às compras físicas, aponta Itaú

Arthur Lira sinaliza manutenção de reformas na agenda da Câmara

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais