TC Mover
Mover

Prévia do PIB de maio frustra expectativas e afunda DIs

Postado por: TC Mover em 14/07/2021 às 13:52
Prévia do PIB frustrou expectativas do mercado

São Paulo, 14 de julho – Conhecido como prévia do PIB, Produto Interno Bruto, o índice de atividade econômica do Banco Central de maio, IBC-Br, frustrou as expectativas. O resultado sugeriu indícios de uma atividade menos aquecida do que se pensava.

Em maio, o IBC-Br teve queda de 0,43%, contrariando consenso do TC, que apontava alta de 1,00%. A baixa é a segunda no ano, contando com o recuo de março, quando o indicador caiu 1,61%, e interrompendo sequência de 10 altas seguidas.

Prévia do PIB teve alta de 14,21% na comparação anual, refletindo base fraca de 2020

Na comparação anual, a alta da prévia do PIB foi de 14,21%. Entretanto, o resultado ocorreu em decorrência da base fraca do ano passado. Ainda assim, o índice acumula crescimento de 6,60% em 2021.

O IBC-Br tem metodologia de cálculo diferente do PIB oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. O indicador leva em conta estimativas para agropecuária, indústria, serviços e impostos.

Perto das 13h50, todos os contratos de juros futuros, DIs, recuavam após o resultado da prévia do PIB – em especial os da cauda longa, como os para janeiro de 2027 e janeiro de 2029, com quedas de até 12 pontos-base. O contrato mais curto, para janeiro de 2022, tinha o recuou mais modesto, de 2,5 pontos-base.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Pré-mercado sobe com balanços; Jerome Powell, IBC-Br, Paulo Guedes, reformas no radar: Espresso

Calendário Econômico: Vencimento de opções, IBC-Br, Livro Bege

Hashdex lança novo ETF de Bitcoin “sustentável”

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais