TC Mover
Mover

Prévias dos PMIs, IPCA-15 ditam pregão; no radar, Powell, fusões e IPOs: Espresso

Postado por: TC Mover em 23/09/2020 às 10:43
Os mercados globais apresentam uma dinâmica menos dantesca do que nos dias recentes, numa quarta-feira de dados mistos nas prévias dos índices de gerentes de compras na manufatura, serviços e composto para o mês de setembro.

Os mercados globais apresentam uma dinâmica menos dantesca do que nos dias recentes, numa quarta-feira de dados mistos nas prévias dos índices de gerentes de compras na manufatura, serviços e composto para o mês de setembro.

Abrimos o dia com alta moderada a sólida nas bolsas, com destaque para a Europa, porém com queda nos preços das commodities de atividade como o minério de ferro e o cobre, alta no petróleo e dólar estável ante pares e mais forte ante moedas consideradas cíclicas e emergentes.

Os dados dos chamados PMIs na Europa mostraram uma desaceleração pronunciada nos países mais relevantes e resultados abaixo das expectativas do mercado. Se olharmos por setores, o destaque mais negativo veio nos serviços, e o menos preocupante na manufatura. Os dados vieram em linha com o que os nossos contribuidores, como o trader Rafael Ferri, vêm falando há semanas: que a retomada global deve se tornar menos homogênea e mais sensível aos ruídos geopolíticos.

Com o humor menos tóxico nos mercados globais, os investidores seguem a sabatina de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no Congresso dos Estados Unidos, e discursos de dois colegas dele no banco central americano. Mais cedo, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, sugeriu a extensão dos programas de socorro no pós-pandemia.

No Brasil, um dia após a ata da última reunião decisória de juros confirmar que a taxa Selic continuará inalterada enquanto as expectativas de inflação não comprometerem a meta de inflação, destacamos a divulgação do IPCA-15 de setembro.

Devemos ver aceleração na inflação para 0,39%, sem maior deterioração nos núcleos. Os juros futuros devem reagir moderadamente ao evento – salvo alguma surpresa. Veja a cobertura live do indicador no Instagram do TC, com a nossa editora Paula Barra.

Enquanto isso, o noticiário corporativo traz muita coisa interessante: as ofertas iniciais da Hidrovias do Brasil e do banco BR Partners, assim como a reação ao anúncio de fusão de Localiza e Unidas – que criaria um gigante global da locação de veículos.

Arte: Nathália Reiter/TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis