Mercado deve receber com euforia resultado do primeiro turno, mudanças no Congresso

— Na esteira do desempenho fortíssimo de Jair Bolsonaro ao longo do país e da derrota da esquerda em alguns dos seus berços eleitorais, o mercado deve ter uma reação positiva ao desfecho da votação no primeiro turno da eleição presidencial de ontem. Para contribuidores TC, a expressiva votação de Bolsonaro, perto de 47% dos votos válidos, somado à erosão da hegemonia da esquerda no Senado e a fraqueza mostrada pelo PT em estados importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pode levar o Ibovespa a continuar seu caminho de alta e câmbio e juros a corrigirem para baixo. Um gestor sediado em Nova Iorque disse à TC News que o pregão de hoje será o pregão do “Bullsonaro”. Para James Gulbrandsen, gestor da HCH Capital no Rio de Janeiro, “o mercado deve ficar bem feliz com os resultados vistos na noite de domingo.”
— Para os sócios da Arko Advice, Murillo de Aragão, Cristiano Noronha e Lucas de Aragão, o ex-capitão chega ao segundo turno como favorito, mas sua vitória não deve ser fácil. Se ele mantiver seus 47% e capturar a maior parte dos 9% que os candidatos de centro-direita e pró-mercado obtiveram, ele estará muito bem posicionado para o segundo turno. Já para o petista Fernando Haddad, que disputará com Bolsonaro a definição em 28 de outubro, mesmo absorvendo todos os votos do esquerdista Ciro Gomes, sua votação não ultrapassaria os 41%. Mas erros e reviravoltas acontecem nas campanhas, e a disputa deve trazer muitas surpresas e volatilidade para o investidor. Um governo Haddad apresenta risco maior que o de um governo Bolsonaro na opinião do mercado, porque deve ressuscitar parte das medidas pró-Estado que deixaram as finanças públicas à beira do precipício.
— Assim, nesta semana, o investidor precisa ficar alerta aos desdobramentos da votação de domingo; preste atenção no noticiário, nas movimentações dos partidos que ficaram de fora do segundo turno e como a composição do novo Congresso deve impactar a passagem de importante legislação econômica nos próximos meses. Também fique alerta aos pronunciamentos dos candidatos Bolsonaro e Haddad e suas negociações para o segundo turno. Em matéria de dados e eventos, teremos números de inflação dos EUA, dados de atividade e PIB do Reino Unido, além da ata da reunião de política monetária do Banco Central Europeu.
Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.
Mercado em um minuto, segundo Contribuidores TradersClub
— Câmbio: dólar no mercado doméstico deve mostrar tendência de queda após forte resultado da eleição favorecendo Bolsonaro; na contramão, exterior fraco pode pressionar alta ao longo do dia.
— Juros: devem mostrar tendência de correção para baixo,, refletindo conforto maior com a situação fiscal de longo prazo com vantagem de Bolsonaro na eleição.
— Bolsa: deve ter dia de alta generalizada, dinamizada por fluxo positivo de estrangeiros no mercado, cenário menos desfavorável para estatais e múltiplos baixos em muitos setores.
— Ações: fique de olho em estatais e bancos, com força de Bolsonaro no primeiro turno; Petrobras, com derrota da maioria dos candidatos ligados à Lava Jato; Cemig e Copasa, com disputa pelo governo no segundo turno sem o PT; Copel, com vitória de Ratinho Jr. no Paraná; EZTec, que começará a operar no Minha Casa, Minha Vida; Qualicorp, com acionista majoritário comprometido em recomprar ações da companhia no montante recebido em acordo; Valid, com eleição para governador no Amapá enrolada; JBS, com processo nos EUA por salmonela.
— Destaques das recomendações: Pesquisa da XP Investimentos com 32 gestoras aponta em breve rali de mercado se o candidato de direita Jair Bolsonaro ganhar a corrida presidencial deste mês, mas alertam que a alegria será temporária sem as reformas estruturais necessárias para equilibrar as contas públicas.
Principais notícias para começar o dia bem informado
Trading News
— Bolsonaro, Haddad vão para segundo turno; discursos sugerem mais polarização
— Todos os seis ex-ministros de Temer sofrem reveses em disputas eleitorais
— Para Gonçalves, do Banco Fator, Bolsonaro chega ao segundo turno com vantagem importante
— Com figuras do Petrolão e do MDB de fora, velha política é substituída por onda ligada a Bolsonaro
— Todos os seis ex-ministros de Temer sofrem reveses em disputas eleitorais
— Candidato Jair Bolsonaro, primeiro nas apurações, lidera nas urnas e nas redes sociais, mostra FGV
Valor Econômico
— Bolsonaro surfa onda conservadora
— Avanço da direita radical é caso inédito
— Resultado deve agradar o mercado
— Renovação no Senado afasta velhos nomes
O Estado de S.Paulo
— Em discursos, Bolsonaro questiona resultado e Haddad prega democracia
— Mapa eleitoral do primeiro turno mostra PT ‘cercado’ no Nordeste
— Haddad agradece a Lula e faz aceno a Marina e Ciro
— Bolsonaro tira do PSDB o papel de antítese do PT
Folha de S. Paulo
— Bolsonaro e Haddad se enfrentarão no segundo turno
— França arranca na reta final, passa Skaf e disputa 2º turno com Doria em SP
— DF e 13 estados definirão governadores só no segundo turno
— Estrelas da política não conseguem se reeleger e ficam sem mandato
Globo/G1
— Resultado nas urnas deixa o Brasil entre o bolsonarismo e o petismo
— Wilson Witzel e Eduardo Paes farão segundo turno para governo do Rio
— Filha de Cunha e filho de Cabral não se elegem
— Estrelas do impeachment, Bruno Araújo e Mendonça Filho não se elegem
Agenda do dia
Indicadores nacionais
— 08h00: IGP-DI de setembro – FGV; consenso 0,76%
— 08h00: IPC-S até 7 de outubro – FGV
— 08h25: Pesquisa Focus – BC
— 15h00: Balança comercial – MDIC
Indicadores internacionais
— 03h00: Produção Industrial da Alemanha em agosto; consenso 0,3%
— 05h00: Confiança do Investidor Sentix da Zona do Euro em outubro; consenso 11,7
— 20h50: Transações Correntes do Japão em agosto; consenso ¥1,897 tri
Eventos
— N.D.: Feriado no Japão, Canadá e Estados Unidos
— N.D.: NDR Credit Suisse com Odontoprev, em Chicago
— 08h00: BRF Day, com reunião na Apimec, em São Paulo
— 10h00: 40ª sessão de sorteio público ordinário da Aneel
— 10h00: Presidente Michel Temer tem reunião com Dyogo Oliveira, presidente do BNDES
DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.