Rali das bolsas continua com recordes; no radar, pacotes, vacinas, Copom, IPCA: Espresso

São Paulo, 4 de dezembro – As bolsas americanas fecharam mais uma semana de ganhos com os índices Dow Jones Industrials, S&P500 e Nasdaq batendo recordes de pontos intradiários e de fechamento no dia. Os investidores se animaram com a perspectiva de avanços nas negociações de um novo pacote de ajuda no Congresso, mesmo após dados de criação de empregos muito abaixo do esperado no Payroll de novembro.
A má notícia da piora do mercado de trabalho foi vista como uma pressão a mais para os parlamentares aprovarem o plano, expectativa reforçada pelas declarações de lideranças do Partido Democrata no Congresso e do presidente eleito, Joe Biden, que defendeu novos cheques de US$1,2 mil mensais para cada americano.
O otimismo com a ajuda oficial fez os investidores deixarem de lado os dados de emprego e também os números alarmantes de novos casos e de mortes por coronavírus nos Estados Unidos, que voltaram a bater recordes, e que estão levando mais cidades e Estados a decretarem restrições de circulação e atividades.
Pacote de estímulos nos EUA e IPCA, IGP-DI e Selic no Brasil
Na próxima semana, a agenda econômica externa estará um pouco mais tranquila e as atenções se concentrarão na política, com as discussões no Congresso americano sobre um novo pacote de estímulos fiscais e a reunião do Conselho Europeu quinta e sexta-feira para tentar fechar um acordo para a ajuda de cerca de 700 bilhões de euros para a região.
Na agenda local, a inflação terá lugar de destaque, com o IGP-DI de novembro na segunda-feira, o IPCA na terça e a decisão do Comitê de Política Monetária na quarta-feira. O IGP-DI deve ter alta de 2,73% em novembro, mais modesta que os 3,68% de outubro, mas com um acumulado em 12 meses muito alto, de 24,4%, segundo a LCA Consultores. O IPCA também deve desacelerar, de 0,86% em outubro para perto de 0,70% em novembro, mas variando 4,10% em 12 meses, acima da meta de 4,0% do BC para este ano.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Arthur Lira cita PL dos Correios entre “assuntos importantes” que serão retomados
Arthur Lira disse que “assuntos importantes” serão retomados, citando pedido de urgência ao projeto que autoriza privatização dos Correios

Vieira: Acordo do Orçamento fortalece pauta econômica
O acordo do Orçamento preservou emendas parlamentares e, também, garantiu veto presidencial parcial, como queria o ministro Paulo Guedes

Produção de minério de ferro da Vale desaponta mercado; ações caem
A produção de minério de ferro da Vale no primeiro trimestre decepcionou investidores e a ação ordinária da mineradora cai. Confira!