TC Mover
Mover

Rali global ganha tração após respiro com tensão política nos EUA: Espresso

Postado por: TC Mover em 07/01/2021 às 11:25

São Paulo, 7 de janeiro – Presenciamos um início de quinta-feira intenso, com rali, nos mercados globais. Os principais índices acionários mundiais e os futuros das bolsas americanas mostram avanços relativamente modestos, em uma amostra de resiliência um dia após a onda de violência que abalou o Capitólio dos Estados Unidos.

 

Diferentemente das opiniões de uma parte da imprensa, que desenha o comportamento dos mercados como alheio aos surtos de populismo tomando conta das maiores economias do mundo, achamos que o investidor decidiu focar firmemente na perspectiva de mais estímulos econômicos e na probabilidade de que a calma prevaleça assim que Joe Biden assumir a presidência dos EUA.

 

Os futuros do índice S&P500 subiram perto de meio ponto percentual e indicadores referência das bolsas na Ásia e na Europa fecharam ou operam no azul. De igual forma, os rendimentos dos Treasuries ao longo da curva se ajustaram para cima, embutindo prêmio com a perspectiva de maior inflação lá na frente.

 

O apetite por risco ganha tração e o iene recua, o Bitcoin disparou acima dos US$37 mil e a medida de volatilidade mais popular nos mercados, o índice CBOE VIX, despenca mais de 6%.

 

Congresso americano confirma vitória de Biden

 

E por que o início do dia se mostra intenso? Bom, por volta das 05h30, horário de Brasília, as duas casas do Congresso americano, em sessões paralelas, confirmaram a vitória de Biden na eleição presidencial de novembro.

 

Meia hora depois, o secretário de imprensa da Casa Branca, Dan Scavino, publicou na sua conta de Twitter um breve comunicado atribuído ao presidente Donald Trump. Nele, o polêmico mandatário disse que fará uma transição de poder ordenada até 20 de janeiro, dia programado para a posse de Biden, sem reconhecer a derrota e anunciar o início de uma luta para recontar os votos da disputa e tornar os Estados Unidos “grande de novo”.

 

O comunicado marca o final de dois meses de tensão desnecessária por parte de Trump e seu séquito. Enquanto isso, o investidor, cujo trabalho é olhar para a frente, vê a desistência temporária de Trump como uma trégua que lhe permitirá concentrar sua análise nas implicações da conquista do controle do Senado por parte do Partido Democrata de Biden, mais estímulos para o crescimento e mais ações antitruste no setor de tecnologia.

 

 

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis