TC Mover
Mover

Relatório Focus aumenta projeções da taxa Selic, inflação e dólar

Postado por: TC Mover em 12/04/2021 às 14:43

São Paulo, 12 de abril – Os economistas consultados pelo Relatório Focus continuam pessimistas com a economia brasileira para 2021, tendo em vista o aumento da inflação, o recrudescimento da pandemia e as incertezas quanto ao panorama fiscal do país.


Projeção para Selic teve o segundo aumento em três semanas

No Relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central, os economistas do mercado elevaram a projeção para a taxa básica de juros, a taxa Selic, no fim do ano de 5,00% para 5,25%. É o segundo aumento em três semanas.

Os economistas também aumentaram a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, a inflação oficial do país, de 4,81% para 4,85%. A taxa de câmbio também teve aumento nas estimativas, passando de R$5,35 para R$5,37 no final de 2021.

Além das estimativas do Relatório Focus, o Banco Central realiza suas próprias projeções, no Relatório Trimestral de Inflação. O último, divulgado em março, trouxe a expectativa de uma taxa Selic de 5,00% ao final de 2021, com o IPCA a 3,75%.


Relatório Focus trouxe quinta queda consecutiva da estimativa para o PIB

Com esse cenário, os economistas reduziram, mais uma vez, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto, PIB, para 2021, de 3,17% para 3,08%. Essa foi a quinta queda consecutiva da estimativa para o PIB, que há um mês estava em 3,23%.

A projeção do PIB divulgada neste Relatório Focus ficou abaixo da estimativa do Relatório Trimestral de Inflação. O Banco Central espera crescimento de 3,60% em 2021. A expectativa, entretanto, foi reduzida em relação ao relatório anterior, que trazia uma alta de 3,80%.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Itaú BBA inicia cobertura de Banco Inter com compra e cita crescimento

B3 registra aumento de investidores, capitalização, renda fixa e receita em março

Exterior realiza lucros antes de balanços; Petrobras, CPI da Covid no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais