TC Mover
Mover

Relatório Focus vê PIB de 2021 acima de 4% pela primeira vez

Postado por: TC Mover em 07/06/2021 às 15:55
Relatório Focus trouxe projeção de alta de 4% do PIB

São Paulo, 7 de junho – Pela sexta semana consecutiva, os economistas consultados pelo Relatório Focus do Banco Central elevaram as estimativas para o Produto Interno Bruto, PIB, com as projeções ultrapassando 4% pela primeira vez.


Brasil conseguirá reverter queda do PIB em 2020 caso projeção do Relatório Focus se confirme

O resultado vem na esteira do bom resultado na semana passada, com o PIB crescendo 1,20% no primeiro trimestre. Por outro lado, também subiram de novo as projeções para a inflação, na nona alta seguida.

Os economistas do Relatório Focus projetam o PIB em 4,36% em 2021. Na estimativa passada, viam a economia crescendo 3,96%. Se o cenário projetado se confirmar, o Brasil conseguirá reverter a queda do ano passado, quando o PIB encolheu 4,10% por causa da pandemia. Os economistas também elevaram a projeção do PIB de 2022, de 2,25% para 2,31%.

Para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, a nova elevação reforça o “tom otimista dos analistas de mercado quanto à recuperação da economia nacional”.


Crise hídrica e escassez de matérias-primas levaram à alta na estimativa para a inflação

Já os receios pela crise hídrica e o cenário global de escassez de matérias-primas continuam pressionando as projeções para a inflação. Segundo o Relatório Focus, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, chegará ao fim do ano em 5,44%, ante a última estimativa de 5,31%. Foi a nona alta seguida do indicador. Para 2022, o índice também teve aumento, de 3,66% para 3,70%.

As projeções para a taxa básica de juros, a taxa Selic, e para o câmbio foram mantidas em 5,75% e R$5,30 para o fim de 2021, respectivamente. Os economistas do documento também mantiveram a projeção da Selic em 6,50% para 2022.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Recessão foi menor graças à política fiscal, diz Fabio Kanczuk

Companhias aéreas disparam com Gol e fusão entre Azul e Latam

Ministério da Saúde não vê risco extra com Copa América

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais