Mover

Resumo da Semana: Autonomia do BC, auxílio emergencial, criptomoedas

Postado por: TC Mover em 12/02/2021 às 17:34
resumo da semana

São Paulo, 12 de fevereiro – A semana do investidor foi marcada por notícias como a aprovação do projeto de Autonomia do Banco Central no Congresso. Além disso, as discussões no Congresso e da equipe econômica sobre o retorno do auxílio emergencial foram um destaque entre nossos leitores. O apoio de Elon Musk às criptomoedas também movimentou o mercado, com o Bitcoin e o Dogecoin disparando. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.


Especial: Para investidores, Autonomia do BC terá impacto limitado em ativos

Por décadas, investidores e economistas sonharam com o dia que o Congresso Nacional sacramentaria a independência do Banco Central do Brasil. Contudo, agora que esse momento de autonomia do BC está mais próximo, o impacto nos ativos deve ser limitado, se não nulo, avaliam investidores, economistas e contribuidores TC. Leia aqui a matéria.

Especial: Congresso garantirá auxílio emergencial, mas diluirá ajuste

O Congresso deve aceitar uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, para viabilizar a reintrodução de um auxílio emergencial neste semestre, porém diluirá sua potência fiscal e vai programar os ajustes eventualmente previstos para acontecerem durante os próximos anos. Leia aqui a matéria completa.

Especial: Criptomoedas disparam com apoio de Elon Musk

Elon Musk mostrou o apoio à Dogecoin, criptomoeda nascida de uma brincadeira, o que movimentou o mercado de criptoativos. A Tesla, fabricante americana de carros elétricos de Musk, comprou US$1,5 bilhões em Bitcoin, ajudando a criptomoeda a atingir novo patamar histórico. Em entrevista exclusiva à TC Mover, o especialista em criptomoedas Paulo Boghosian disse acreditar que esse apoio de Elon Musk e de outros influenciadores digitais, como Chamath Palihapitiya e Dave Portnoy, às moedas digitais é “um protesto contra o sistema financeiro tradicional”. Leia aqui a matéria.

Entrevista exclusiva: Banco Central se tornará um órgão de estado hoje, diz relator

O relator do projeto de autonomia do Banco Central, o deputado Silvio Costa Filho, acredita que, por ampla maioria, a Câmara tornará na quarta-feira a instituição um órgão de estado. Segundo o parlamentar, a aprovação da proposta deve melhorar a classificação do país em agências de risco internacionais. Leia aqui a entrevista na íntegra.

Entrevista exclusiva: Mercado absorve auxílio nas regras do jogo, diz Tingas, da Acrefi

A reintrodução de um auxílio emergencial já é dada como certa na capital federal, faltando apenas decidir como isso será feito. Cortes amargos e gastos em plena pandemia não parecem ser o caminho mais simples para os políticos seguirem, segundo o analista do TC, Leopoldo Vieira. Mas, é uma opção na mesa sem furar o Teto. Uma outra é que sejam usados os créditos extraordinários, que não contam na regra, porém pressionam o déficit e a dívida. Sobre esses temas, Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, Acrefi, falou em entrevista exclusiva com Leopoldo Vieira. Leia aqui a entrevista na íntegra

Felipe Von Eye Corleta: Fluxo do dólar sinaliza desconfiança com ajuste fiscal e BC, dizem traders

O editor da TC Mover, Felipe Von Eye Corleta, analisa as movimentações dos investidores com a compra de dólar, puxando a exposição cambial do investidor não-residente para o maior nível desde outubro, e o que pode estar por trás dessas ações. Leia aqui a coluna.

Fernanda Mansano: A autonomia do Banco Central

A economista chefe do TC, Fernanda Mansano fala sobre o projeto de autonomia do Banco Central, e quais os benefícios que a aprovação do texto trará para a instituição e a economia como um todo. Leia aqui a coluna.

Leopoldo Vieira: Projetos pró-auxílio indicam que agenda social veio para ficar

Em sua coluna, o analista de política do TC, Leopoldo Vieira, destaca que a reintrodução do auxílio emergencial no Congresso ocorre com clima favorável, com seis propostas sobre o benefício até o momento, o que indica que a agenda social veio para ficar, possivelmente afetando o ajuste fiscal e o respeito ao Teto de Gastos. Leia aqui a coluna na íntegra.

Fernanda Mansano e Leopoldo Vieira: Autonomia do BC reduzirá, mas não eliminará interferência

A economista chefe e o analista de política do TC analisam a aprovação do projeto de autonomia do Banco Central, e destacam que, por mais que a instituição tenha ganhando mais independência, ainda é possível que ela sofra interferências políticas, em especial por meio do Senado. Leia a coluna na íntegra aqui.

Sérgio Sanita: Grupo Natura (NTCO3)

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, apresenta aos leitores o Grupo Natura, código NTCO3. Abordando o desempenho recente da empresa na B3, Sanita discute as possibilidades de investimento e de retorno ligadas à empresa do setor de cosméticos. Leia aqui a coluna na íntegra.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Apple põe pé na água do Bitcoin por meio de intermediário

BB e BBI veem Renner (LREN3) frustrando, mas BTG, Citi e XP dão voto de confiança

Novo auxílio emergencial exigirá aumento da dívida, diz Bittar

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais