Mover

Resumo da Semana: Canal de Suez, comitê contra Covid-19, Carrefour

Postado por: TC Mover em 26/03/2021 às 18:53
resumo da semana

São Paulo, 26 de março – O bloqueio do Canal de Suez por um navio cargueiro foi um dos destaques do noticiário desta semana. Os possíveis efeitos para a economia mundial, em especial para a inflação, foram analisados pela economista-chefe do TC, Fernanda Mansano.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro criou um comitê para coordenar, a nível nacional, o combate à pandemia no Brasil, que contará com representantes do Legislativo. O poder Judiciário participará como observador. Os investidores também acompanharam a notícia sobre a compra do Grupo Big pelo Carrefour Brasil. Executivos da companhia acreditam que a aquisição elevará o alcance do Carrefour a todas as classes sociais e regiões do país. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.


Mansano: Por que se preocupar com o Canal de Suez?

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, explica como o bloqueio do Canal de Suez, no Egito, por um navio cargueiro pode afetar as percepções de risco e a inflação ao redor do mundo. Para ela, a continuidade do bloqueio pode gerar uma crise no lado da oferta, pela diminuição de commodities e de produtos frente a uma atividade econômica mundial aquecida, impactando os índices inflacionários pelo mundo. Leia aqui a coluna.

Bolsonaro formaliza comitê contra Covid-19

Para além de reuniões informais e anúncios políticos, o presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira, 25, decreto em que formaliza a criação de comitê para enfrentamento da Covid-19, segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do governo. Leia aqui a matéria.

Especial: Carrefour Brasil descarta cindir atacarejo, vê melhora de preços com Grupo Big

A aquisição da rede de supermercados Big elevará o alcance do Grupo Carrefour Brasil para todas as classes sociais e regiões do país, avaliam executivos da companhia. Além disso, acreditam que a compra pode trazer um alto potencial sinérgico e descartam a cisão entre redes de atacarejo e varejo da companhia. A ação ordinária da varejista disparou mais de 13% na tarde da última quarta-feira. 24. Leia aqui a matéria.

Especial: CPPIB ancora emissão e injeta R$300 milhões em FII da Loft (LFTT11), diz fonte

A startup Loft anunciou na segunda-feira, 22, uma oferta subsequente de seu Fundo de Investimento Imobiliário, FII, Loft, conhecido pelo símbolo de negociação LFTT11, e que será ancorado pelo fundo de pensão canadense CPPIB, segundo uma fonte com conhecimento do assunto. Leia aqui a matéria.

Especial: Guedes inova ao defender vacinação de beneficiários do auxílio

A proposta de vacinar 38 milhões de beneficiários do auxílio emergencial “nos próximos três, quatro meses” foi uma novidade na fala da última segunda-feira, 22, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e pode facilitar que um pacto nacional contra a Covid-19 avance. Na quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com os chefes dos Poderes do Legislativo e do Judiciário para reapresentar um plano de combate à pandemia. Leia aqui a matéria.

Especial: Transportadora Associada de Gás possui 16 autos de infração por operar gasoduto sem autorização

Adquirida pela Engie quase dois anos atrás, a Transportadora Associada de Gás, TAG, recebeu 16 autos de infração que estão por serem julgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, por descumprimento do termo de compromisso assinado com o órgão regulador, de acordo com documentos obtidos pela TC Mover na última terça-feira, 23. Leia aqui a matéria.

Vacinação e auxílio emergencial pressionarão governo e Congresso, diz pesquisa

Acelerar a vacinação em massa e garantir auxílio emergencial maior serão duas fortes pressões nos próximos dias sobre o presidente Jair Bolsonaro e sobre o Congresso, indicando a necessidade não apenas de o governo destravar a imunização, inclusive para setores de baixa renda, como de ampliar esforços pelo equilíbrio fiscal. Leia aqui a matéria.

Vieira: Bolsonaro aceitou pragmatismo, agora precisa agir

O analista de política do TC, Leopoldo Vieira, falou sobre a recente mudança de discurso do presidente Bolsonaro, que adotou um tom mais pragmático em relação à pandemia, e ressalta que será necessário mais ação do presidente para comprovar o novo discurso. Leia aqui a coluna.

Sanita: Mills inicia recuperação após tendência de baixa

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, falou sobre a Mills (MILS3), empresa do setor de engenharia que tem mostrado uma recuperação após uma forte tendência de baixa nos últimos meses. Leia aqui a coluna na íntegra.

Prévia da Semana: Ata do Copom, Fed, Inflação e Vírus

Os destaques da Prévia da Semana foram a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, sobre a taxa Selic, discursos dos diretores do Federal Reserve, Fed, sobre a situação econômica, o IPCA-15, considerado prévia da inflação, e a piora da pandemia no Brasil. Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Escute no Spotify.



Semana: Coronavírus, Copom, balanços e Powell

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana que os investidores deveriam ficar atentos, como a piora da pandemia do coronavírus no Brasil, a ata da reunião do Copom, balanços de empresas e discursos do presidente do Fed, Jerome Powell. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!



Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Carga de energia no Brasil em 2021 é revisada por arrefecimento na economia

Pacheco diz acreditar em 1 milhão de vacinados por dia

XP prefere CSN Mineração a Vale por crescimento e dividendos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais