TC Mover
Mover

Resumo da Semana: Entrevista com ministro Tarcísio Freitas, mudanças ministeriais, Orçamento

Postado por: TC Mover em 02/04/2021 às 18:00
resumo da semana

São Paulo, 2 de abril – A entrevista do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, à TC Rádio sobre a Infra Week, evento de leilões entre os dias 7 e 9 de abril, chamou a atenção dos leitores nesta semana. As mudanças promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro em seis ministérios foram destaque no noticiário, e, segundo fontes disseram à TC Mover, favoreceram o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os investidores também acompanharam as tentativas de corrigir o Orçamento de 2021, visto como “inexequível” por técnicos do Ministério da Economia. O editor-chefe da TC Mover, Guillermo Parra-Bernal, falou, em coluna, sobre o impasse, possíveis caminhos para superá-lo e as consequências para o governo. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.

Especial: Ministro Tarcísio Freitas espera que Infraweek seja divisor de águas dos investimentos no Brasil

Com tom técnico e otimista, o ministro da pasta de infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas falou na última terça-feira, 30, à TC Rádio. Ele defendeu o ajuste fiscal e sinalizou que o Brasil tem um portfólio completo e rentável de opções de investimentos para a inciativa privada. Além disso, afirmou categoricamente que o país vai contar com a Ferrogrão, principal projeto logístico nacional. Leia aqui a entrevista.

Especial: Mudança ministerial favorece alinhamento entre Guedes e Lira

O aprofundamento do conflito entre a ala ideológica do governo e o bloco conhecido como Centrão, que busca alinhar o presidente Jair Bolsonaro com um figurino pragmático e eleitoralmente viável em 2022, abriu espaço para uma reforma ministerial que fortalece o ministro da Economia, Paulo Guedes. É o que apontam fontes da TC Mover com conhecimento direto no assunto. Leia aqui a matéria.

Especial: Obcecado por ESG, setor de proteínas busca consolidação e olha para a China

Quatro anos depois da Operação Carne Fraca, que revelou um milionário esquema de suborno montado por frigoríficos para não sofrerem fiscalização sanitária, o setor de proteínas levanta a bandeira da sustentabilidade como uma verdadeira obsessão, e uma forma de redenção. Leia aqui a matéria.

Vieira: Teto deve se ajustar à pandemia como âncora fiscal

O analista de política do TC, Leopoldo Vieira, comenta a recente polêmica em torno do Orçamento de 2021, com aumento de gastos para verbas parlamentares. Para ele, a ação mostra que o Congresso, com apoio de setores do governo, acha que o Teto de Gastos terá de se ajustar à realidade da pandemia. Leia aqui a coluna.

Sena: De poemas, sutilezas e balanços no Brasil – o caso da Enjoei

A editora da TC Mover, Karine Sena, analisa as reações a um comunicado da Enjoei, em forma de poema, feito na divulgação de resultados da empresa. Para ela, o caso mostra as divergências de postura entre empresas de tecnologia e investidores tradicionais. Leia aqui a coluna.

Prévia da Semana: Caged, PNAD contínua, Vacinação pelo mundo e Payroll americano

Os destaques da Prévia da Semana foram as divulgações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua, PNAD contínua, além do avanço da vacinação no Brasil e no mundo e o relatório Payroll de emprego nos Estados Unidos. Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Escute no Spotify.




Mover Voices: Arbitrar fusões e aquisições é possível, diz Ivan Kraiser, da Garín

Existem vários tipos de arbitragem, as “perfeitas” e as “não-perfeitas”. No caso de arbitrar fusões, é um trade arriscado, porque há risco da operação não ser concluída. A vantagem é que você sempre ganha dinheiro. É o que explica Ivan Kraiser, fundador da Garín Investimentos, que administra R$750 milhões de reais. Ao TC Voices, Kraiser explicou os fundamentos da arbitragem, riscos e complexidades. Assista na íntegra:





Semana: Payroll, Orçamento, Vacinação, Balanços

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana que os investidores deveriam ficar atentos, como a divulgação do relatório Payroll de emprego nos Estados Unidos, as tentativas de corrigir o Orçamento de 2021, o avanço da vacinação pelo mundo e balanços da Cogna e outras empresas. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!




Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Morgan Stanley adiciona CSN Mineração e Iguatemi em carteira da América Latina

PMI industrial de março nos EUA é o segundo maior da história

Indústria decepciona em fevereiro e produção recua pela primeira vez em nove meses

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais