Mover

Resumo da Semana: GPA “barata”, Open Banking, corrida eleitoral

Postado por: TC Mover em 16/04/2021 às 19:50
resumo da semana - gpa

São Paulo, 16 de abril – O Grupo Pão de Açúcar, GPA, tem desafiado os céticos e mais que dobrou desde a cisão com o Assaí, sendo destaque entre as notícias da semana. João Luiz Braga, sócio da Encore, analisou, em entrevista exclusiva à TC Rádio, os possíveis impactos do Open Banking para os bancos tradicionais, que devem sair prejudicados na competição com as fintechs.

Os investidores também acompanharam a decisão do Supremo Tribunal Federal, STF, que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permitindo que o político se candidate nas eleições de 2022. Na prática, a decisão inaugurou politicamente a eleição presidencial. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.


Especial: GPA ‘barata’ atrai fluxos de compra, interesse da Leblon após cisão da Assaí

Desde a cisão da atacadista Assaí, no início de março, a ação do Grupo Pão de Açúcar, GPA, desafiou os céticos e mais do que dobrou. Por trás desse desempenho está um forte fluxo de compra por parte de investidores institucionais como a Leblon Equities. A noção é de que a supermercadista está barata demais em um setor com margens em alta e pronto para maior consolidação. Leia aqui a matéria.


Especial: João Luiz Braga, da Encore, vê Open Banking acelerando disrupção entre bancos

O Banco Central, por meio do Open Banking, está promovendo uma arbitragem regulatória que incentiva a concorrência entre bancos incumbentes e fintechs, dando às últimas mais condições para competir de igual a igual e disruptar o setor mais rentável da bolsa, disse João Luiz Braga, sócio da Encore Asset Management em entrevista exclusiva à TC Radio na última quinta-feira, 15. Leia aqui a matéria.


Especial: Decisão do STF sobre Lula esquenta clima para corrida eleitoral

A decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal, STF, na última quinta-feira, 15, de reabilitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como presidenciável inaugurou politicamente a eleição presidencial de 2022. Leia aqui a matéria.


Especial: Entenda porque Arthur Lira e Centrão se colocam como entraves ao aumento de gastos

O presidente da Câmara, Arthur Lira, rechaçou a possibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, para tirar do Teto de Gastos novas despesas com a pandemia, como solução ao Orçamento de 2021, segundo apuração da TC Mover sobre reunião nesta terça-feira no Palácio Planalto. Mas, por que o deputado e o Centrão se colocaram como entraves ao aumento de gastos públicos? Confira aqui a matéria.


Especial: Rotação e juros prejudicam ação da Westwing desde IPO, diz Andres Mutschler

A queda de cerca de 30% na ação ordinária da Westwing desde a oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, da companhia em fevereiro é causada por movimentos do mercado que derrubam papéis ligados à tecnologia, e não por fatores ligados à empresa, afirmou o diretor-presidente da varejista de móveis, Andres Mutschler, em entrevista exclusiva à TC Rádio na última quarta-feira, 15. Leia aqui a matéria.


Especial: Apesar de incertezas, chuva de IPOs pode exceder R$24 bilhões em abril

Após um março morno, o calendário de ofertas públicas iniciais, IPOs, na B3 ganha impulso em abril. Em parte, o movimento ocorre pela onda de listagens de grupos hospitalares e de saúde. Outra parte, pela convicção, mesmo frágil, de que os impasses relacionados ao Orçamento da União e à vacinação contra a Covid-19 serão superados em breve. Leia aqui a matéria.


Entrevista exclusiva: Álvaro Dias defende CPI da Covid-19 ampla e não vê insegurança jurídica

O senador Álvaro Dias, que defende uma CPI da Covid ampla, disse à TC Mover na última terça-feira,13, que não vê insegurança jurídica com a instalação da CPI e que a base aliada não deve se dispersar facilmente nesta disputa, mas admite que a Comissão pode ser usada para “barganhas de vários matizes”. Leia aqui a entrevista.


Entrevista exclusiva: Decisão sobre “PEC fura-Teto” cabe a Paulo Guedes, diz Ricardo Barros

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, disse, em entrevista exclusiva à TC Mover na última terça-feira, 13, que cabe ao ministro da Economia, Paulo Guedes, decidir se uma nova Proposta de Emenda à Constitucional, PEC, é o melhor caminho para resolver os problemas do país “nesse momento de necessidade de gastos”. Leia aqui a entrevista.


Mansano: Inflação no radar de investidores e consumidores

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, analisa os últimos dados de inflação do Brasil, e os fatores que têm influenciado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, assim como os efeitos para investidores e consumidores. Leia aqui a coluna.


Vieira: Congresso chama para si responsabilidade política do Orçamento

Para o analista de política do TC, Leopoldo Vieira, as movimentações e posicionamentos recentes dos presidentes da Câmara e do Senado indicam que o Congresso chamou para si a responsabilidade política de resolver o impasse em torno do Orçamento de 2021. Leia aqui a coluna.


Sanita: Lojas Marisa vem rompendo canal de baixa de meses

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, fala sobre a Lojas Marisa (AMAR3), empresa de varejo que registrou uma grande queda em 2020 em meio à pandemia. Para Sanita, porém, a companhia tem mostrado que está rompendo um canal de baixa de meses. Leia aqui a coluna na íntegra.


Sena: Como ler notícias do mercado financeiro de forma eficiente

A editora da TC Mover, Karine Sena, apresenta algumas dicas para ajudar as pessoas a ler, e entender, notícias sobre o mercado financeiro de forma eficiente. Leia aqui a coluna.


Prévia da Semana: Inflação e balanços nos EUA, ruídos políticos no Brasil, vacinação

Os destaques da Prévia da Semana foram os dados de inflação nos Estados Unidos e os balanços de bancos americanos, as tentativas de resolução para o impasse em torno do Orçamento de 2021 e o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Escute no Spotify.



Value Tips: Destrinchando os dados de desemprego no Brasil

É consenso entre economistas que as duas principais estatísticas do mercado de trabalho brasileiro, o Caged e a Pnad, apresentam problemas. A discrepância e falta de dados impedem uma leitura mais acurada da situação atual do mercado de trabalho, tanto por conta da pandemia quanto por conta da mudança de metodologia de uma das pesquisas. Confira a discussão sobre o assunto no Value Tips, podcast do TC, com o economista Alexandre Schwartsmann, ex-diretor do Banco Central, e o economista Arthur Mota, da EXAME Invest Pro, mediado pela editora Melina Flynn.



Mover Voices: Liberalismo econômico nunca deu certo no Brasil, diz Ricardo Amorim

O liberalismo econômico nunca foi adotado no Brasil. É o que afirmou o economista Ricardo Amorim, um dos maiores influenciadores econômicos do país. “O Brasil é o que mais possui estatais entre todos os países do G20. Tem uma economia completamente fechada, isto é, o fluxo comercial do Brasil é menor que o de Cuba. Falta muito para que tenhamos uma economia liberal”, disse. Para ele, o país acolheu com esperança uma pauta mais liberal durante a campanha do presidente Jair Bolsonaro, mas “o apoio à equipe econômica foi se esvaindo ao longo do tempo”. Assista na íntegra!



Semana: Petrobras, CPI da Covid, balanços, Powell

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana que os investidores deveriam ficar atentos, como a troca na presidência da Petrobras, o processo de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, da Covid, os balanços de bancos e discurso do presidente do banco central americano, Jerome Powell. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!



Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Anunciado em 2019, novo arcabouço para vencimento de opções agrada investidor

Anvisa deve autorizar uso de plantas veterinárias para vacina da Covid, diz fonte

Governo de São Paulo autoriza reabertura do comércio e ações sobem

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais