TC Mover
Mover

Resumo da semana: inflação, IPOs, política e vacinas

Postado por: TC Mover em 25/09/2020 às 16:21
A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós do TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria. Confira.

A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós do TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria. Confira.

Inflação

 

Os preços subiram e a inflação não: entenda o porquê

O aumento no preço de alimentos básicos como arroz, carne, óleo e feijão tem causado grande impacto no bolso dos brasileiros, mas ninguém entende como os índices de inflação continuam baixos, mesmo assim. Entenda como são calculados os principais índices de inflação e por qual motivo eles podem não refletir os aumentos sentidos pela população no preço dos produtos no texto: Os preços subiram e a inflação não; como funcionam os principais índices do Brasil.

IPCA-15

Se a alta dos alimentos é de praticamente 11% no ano, os preços dos serviços seguem zerados, observa Daniel Weeks, economista chefe da Garde Asset em entrevista para o TC. Assim, ele espera que o BC consiga manter sua política de juros baixos. Veja a entrevista na íntegra no nosso Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TradersClub (@tradersclubbr) em



Como monitorar o avanço da inflação?

Mais do que entender como são calculados os índices de inflação, saber como monitorá-los durante o mês vai te ajudar a compreender os impactos dos preços no seu poder de compra. A equipe do TC entrevistou o Professor Jefferson Mariano, Analista socioeconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002 e você confere na íntegra em nosso podcast.

Mercados

 

Ainda vale a pena entrar em IPOs?

Com a baixa da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, investimentos na Bolsa se tornaram mais atrativos para boa parte dos investidores, o que incentivou muitas empresas a entrarem na B3. Mas o boom de novos adeptos à venda de ações pode ser visto de forma positiva? Confira no texto: Entrar em IPO de ações vale a pena? Ganhos de 240% e perdas de 55%

 

IPOs de construção

A construtora Cury, da Cyrela, estreou na B3 essa semana. Apesar da estreia, a precificação da oferta veio abaixo da faixa indicativa, assim como ocorreu com Plano&Plano e Lavvi, ambas também subsidiárias da Cyrela. Na CVM, 16 construtoras estão com IPO em análise, sendo disparado o setor com o maior número de empresas na fila da B3.

Que o mercado de IPOs no Brasil está aquecido é um fato, mas o que esses valores abaixo da faixa indicativa podem começar a sinalizar ao mercado e para as outras incorporadoras que pretendem entrar na Bolsa? Será que o boom das ofertas já está mostrando sinais de cansaço? É o que vamos saber nesta entrevista com Raul Grego Lemos, da Eleven Financial.



Política

 

Novo governo Bolsonaro?

Das mudanças ou dos rumos que a pandemia trouxe consigo, uma tem ganhado destaque em meio às manchetes políticas: a figura de um presidente populista. Nessa “nova política”, embarcam a remodelação do Estado brasileiro, as privatizações e a desburocratização.

Para muitos analistas de mercado, o presidente Jair Bolsonaro está mais voltado à reeleição e ao aumento do gasto público, enquanto sua equipe econômica, em meio a debandadas, defende a responsabilidade fiscal. Com quem fica Bolsonaro? Será que veremos um outro governo até 2022? E a agenda de reformas, como fica? Confira a entrevista com o professor de Ciência Política do IDP e especialista em instituições brasileiras e economia política, Rafael Cortez.



Vacina contra a Covid-19

 

A luta geopolítica pela vacina

Na corrida pela vacina contra a Covid-19, alguns países parecem ter saído na frente, mesmo sem uma comprovação definitiva sobre a efetividade dos imunizantes. Nesta semana, a Rússia deu início à sua campanha de vacinação, enquanto a China já aplicou doses de duas vacinas em centenas de milhares de chineses, e o governo americano se prepara para uma vacinação antes mesmo das eleições, em novembro.

O que a corrida pela “vacina ideal” escancara, quais são as reais chances de uma vacina ser aprovada antes de 2021, qual farmacêutica e qual país deve sair na frente? É o que vamos tentar entender nesta entrevista.



Qual a melhor carteira para o caso de uma vacina?

O que comprar na Bolsa caso saia uma vacina: escolha de investimentos pensando na reabertura total da economia com Covid-19 em queda. Para esta entrevista, falaremos com o gestor Paolo Di Sora, da RPS Capital, que tem como estratégia de investimento focar em fatores macroeconômicos para seleção de ativos.



Veja também!

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis