Resumo da Semana: Paulo Guedes, inflação, Ser Educacional - TC
TC Mover
Mover

Resumo da Semana: Paulo Guedes, inflação, Ser Educacional (SEER3)

Postado por: TC Mover em 14/05/2021 às 17:50
Fala de Paulo Guedes está no resumo da semana

São Paulo, 14 de maio – O ministro Paulo Guedes garantiu que as reformas Administrativa e Tributária serão aprovadas ainda em 2021 e indicou um alinhamento entre a base governista no Congresso e a pauta econômica, o que chamou a atenção dos leitores nesta semana. Outro destaque foi a coluna da economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, sobre os efeitos da recuperação econômica na inflação e a influência desse movimento nas decisões de bancos centrais, incluindo o do Brasil.

Os investidores também acompanharam a coluna do contribuidor do TC, Sérgio Sanita, sobre a Ser Educacional. Destacando os efeitos negativos da pandemia para a empresa, e a dificuldade para recuperação, ele considera que há potencial de alta, em especial com efeitos de uma reabertura da economia. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.


Especial: Paulo Guedes garante reformas em 2021 e sintonia com Congresso

As reformas Administrativa e Tributária serão aprovadas ainda em 2021, disse na tarde de sexta-feira, 14, o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, não cabe mudar o relatório da medida provisória da capitalização da Eletrobras, conhecida como MP da Eletrobras. Assim, ele mais uma vez demonstra que aposta errado quem o vê em conflito com a base governista no Congresso e que avalia que a pauta econômica está em risco. Leia aqui a matéria.


Mansano: Recuperação econômica e a resposta dos bancos centrais

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, explica como a recuperação econômica em relação aos efeitos da pandemia, com uma alta nos preços e um desemprego ainda alta, tem influenciado na resposta dos bancos centrais. Leia aqui a coluna.


Sanita: Ser Educacional (SEER3) e a boa assimetria com reabertura

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, fala sobre a Ser Educacional (SEER3), empresa do setor de educação, um dos mais afetados pelas restrições devido à pandemia. Para Sanita, a companhia tem tido uma recuperação fraca, mas possui uma boa assimetria para recuperação com uma reabertura da economia. Leia aqui a coluna na íntegra.


Especial: Jair Bolsonaro cresce em aprovação mesmo com CPI da Covid

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro voltou a crescer e foi a 40%, sendo 35% em março, apesar da Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid. Os dados são da pesquisa da Consultoria Atlas, divulgada na última segunda-feira, 10. Leia aqui a matéria.


Vieira: Ritmo de reformas permite aprovação até fim do ano

Para o analista de política do TC, Leopoldo Vieira, o ritmo das reformas Administrativa e Tributária no Congresso indica que os dois textos podem ser aprovados até o final de 2021, mas ainda existem condições para garantir esses avanços. Leia aqui a coluna.


Nogueira: Por que o Bitcoin só valoriza?

O editor da TC Mover, Nicolas Nogueira, analisa as altas sucessivas do Bitcoin, apresentando cinco pontos que justificam a valorização crescente da criptomoeda. Leia aqui a coluna.


Machado: Parecer da MP da Eletrobras reestrutura setor

O editor do TC, Machado da Costa, analisa o parecer do relator da medida provisória de capitalização da Eletrobras, a chamada MP da Eletrobras. Para ele, o texto possui partes que vão de encontro ao defendido pelo Ministério da Economia, e reestruturam o setor de energia. Leia aqui a coluna.


Prévia da Semana: Ata do Copom, inflação, chuva de balanços, reformas

Os destaques da Prévia da Semana foram a ata da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, que aumentou a taxa Selic, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, a grande quantidade de balanços de empresas brasileiras e o andamento das reformas Tributária e Administrativa. Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Escute no Spotify.



Mover Voices: “Há sensação de falta de comando”, diz Fernando Henrique Cardoso sobre gestão de Jair Bolsonaro na pandemia

O presidente Jair Bolsonaro “não está bem sentado em sua cadeira”, e há “sensação de falta de liderança, falta de comando”. É o que afirmou o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à TC Rádio, sobre a gestão do atual chefe do Executivo no combate da pandemia no Brasil. Para FHC, é necessário “mostrar que ele sabe o que está fazendo” para que as pessoas sintam, finalmente, o efeito positivo de sua gestão. Ainda assim, o ex-presidente pontuou os “pontos altos” do governo federal, dizendo que não há “sensação de robalheira”, e que não vê Bolsonaro levando o país a uma “desordem institucional”. Assista às melhores partes da entrevista!



Semana: Balanços, CPI Covid, Copom, reformas

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana que os investidores deveriam ficar atentos, como os vários balanços de empresas brasileiras, as sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid, a ata da reunião do Copom e o avanço das reformas Administrativa e Tributária. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!



Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Confiança do consumidor nos EUA derrete com alta da inflação

Petrobras mantém foco em desalavancagem e garante paridade

Lojas Renner decepciona e registra prejuízo no primeiro trimestre

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais