Mover

Resumo da Semana: PEC Emergencial, Treasuries yields, ações recomendadas

Postado por: TC Mover em 05/03/2021 às 18:02
Resumo da semana

São Paulo, 5 de março – As notícias políticas giraram em torno da votação da semana PEC Emergencial no Senado nesta semana. O presidente Jair Bolsonaro pediu aos senadores que seguissem a vontade do ministro da Economia Paulo Guedes de manter o Bolsa Família dentro do Teto de Gastos, o que traria otimismo aos investidores quanto ao protocolo fiscal. No cenário externo, a alta nos yields do Tesouro americano gerou instabilidade, com expectativa de aumento da inflação nos Estados Unidos, e foi tema da análise do editor da TC Mover, Guillermo Parra-Bernal.

Além disso, está no radar dos investidores as carteiras recomendadas para março. A Vale, código VALE3, manteve a liderança no ranking de papéis mais citados e a Petrobras, código PETR4, despencou. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.

Especial: Bolsa Família fora do Teto é sinal negativo ao fiscal, diz Vieira

Tirar o programa Bolsa Família do Teto de Gastos por um ano não é uma sinalização positiva do Congresso para a responsabilidade fiscal e serve a pretensões eleitorais, disse à TC Mover o senador Alessandro Vieira, autor de uma emenda envolvendo o programa que assustou o mercado na última quarta-feira, 3, por possíveis impactos negativos para o endividamento do país. Leia aqui a matéria.

Especial: Bittar mantém cerne do protocolo fiscal em novo parecer

O senador Marcio Bittar manteve em seu novo parecer à Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, a previsão de acionamento de gatilhos do Teto de Gastos quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária total, de acordo com documento que a TC Mover teve acesso. Leia aqui a matéria.

Especial: Líderes apoiam votar PEC Emergencial em plenário por auxílio

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse no Twitter na última terça-feira, 2, que a maioria dos líderes de bancada da Casa manifestou apoio à tramitação especial, ou seja, direto em plenário, da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial como forma de garantir o pagamento do auxílio emergencial já em março. Leia aqui a matéria.

Especial: Cautela deve marcar março após fevereiro cheio de surpresas

Ainda desnorteados pelos recentes eventos imprevisíveis na política brasileira e no mercado dos Treasuries em fevereiro, os investidores devem acionar o botão defensivo, trazendo cautela e pressionando a bolsa brasileira neste mês de março, de acordo com gestores, analistas e contribuidores do TC. Leia aqui a matéria.

Especial: Vale (VALE3) repete como queridinha nas carteiras em março, enquanto Petrobras (PETR4) despenca

Mais uma vez a ação da Vale, código VALE3, é o papel com o maior número de citações nas carteiras recomendadas para março, após a empresa fechar um acordo de reparação pela tragédia de Brumadinho. No entanto, a ingerência do presidente Jair Bolsonaro fez a Petrobras, código PETR4, despencar no ranking de recomendações. Confira aqui o ranking completo.

Especial: Bolsonaro pediu a senadores para seguir vontade de Guedes com PEC, diz fonte

Quando parlamentares e membros do governo davam por certa a retirada do Bolsa Família do Teto de Gastos na apresentação da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, o presidente Jair Bolsonaro se viu obrigado a ceder à pressão do ministro da Economia Paulo Guedes e membros da sua equipe para não endossar a inciativa, disse uma fonte à TC Mover. Leia aqui a matéria.

Sanita: Petrobras (PETR4)

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, fala sobre a Petrobras, código PETR4, e as consequências da mudança na diretoria da estatal após o anúncio do presidente Bolsonaro, assim como as possibilidades de investimento e de retorno ligadas à empresa. Leia aqui a coluna na íntegra.

Mansano: Vacinação é o estímulo da recuperação global

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, destaca a importância do avanço da vacinação para a retomada da economia ao redor do mundo, usando como exemplo os dados recentes dos Estados Unidos. Leia aqui a coluna.

Mansano: Resultado do PIB indica recuperação do segundo semestre

Em outra coluna, Mansano comenta o resultado do Produto Interno Bruto, PIB, do Brasil, e como o indicador se relaciona com um cenário de recuperação econômica em meio à pandemia de Covid-19. Leia aqui a coluna.

Vieira: PEC Emergencial traz mecanismos de ajuste fiscal diluídos no tempo

O analista de política do TC, Leopoldo Vieira, analisa os elementos de ajuste fiscal presentes na Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, e como o sistema de contenção de gastos irá funcionar nos próximos anos. Leia aqui a coluna.

Corleta: Bolsonaro, o liberalismo retórico e a intervenção categórica

O editor da TC Mover, Felipe Von Eye Corleta, fala sobre as mudanças nas políticas de Jair Bolsonaro durante a campanha em 2018 e após a sua eleição, observando um afastamento com a agenda liberal, em especial após a intervenção na Petrobras. Leia aqui a coluna.

Parra-Bernal: Não se iluda com o risco e continue de olho nos Treasuries yields

O editor da TC Mover, Guillermo Parra-Bernal, comenta as altas recentes nos Treasuries americanos, o que está por trás desse movimento e como ele impactará o Brasil, os investidores e os mercados ao redor do mundo. Leia aqui a coluna.

Prévia da Semana: Pacote dos Estados Unidos, PIB do Brasil, inflação, auxílio

Nesta semana, os destaques da Prévia da Semana foram o avanço do pacote de estímulos proposto pelo governo dos Estados Unidos, a divulgação do Produto Interno Bruto, PIB, do Brasil, a preocupação com a inflação brasileira e o retorno do auxílio emergencial por mais quatro meses. Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Acompanhe no Spotify.



Semana: PEC Emergencial, PMIs, volatilidade

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana para os investidores, como a votação da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, a divulgação dos Índices de Gerentes de Preços, PMIs, de países como Brasil e Estados Unidos e as preocupações com a volatilidade nos mercados. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Verde vê “situação mais complicada” e eleva proteção no câmbio

Ibovespa toca os 115 mil pontos com volta do apetite estrangeiro

Novo programa social respeitará Teto de Gastos, diz Barros

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais