TC Mover
Mover

Resumo da Semana: Petrobras (PETR4), Treasuries yields, PEC Emergencial

Postado por: TC Mover em 26/02/2021 às 17:50
resumo da semana

São Paulo, 26 de fevereiro – A semana do investidor foi abalada com a demissão de Roberto Castello Banco da presidência da Petrobras pelo presidente Jair Bolsonaro. Assim, muitas notícias giraram em torno das ações da petroleira, códigos PETR3 e PETR4, e o nome que o presidente indicou, general Joaquim Silva e Luna.

Além disso, a disparada dos Treasuries yields com expectativa da volta da inflação americana foi analisada pelo editor da TC Mover Felipe Corleta. Outro assunto que se destacou entre os leitores foi a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial. Confira abaixo o Resumo da Semana da TC Mover.


Especial: Bolsonaro demite Castello Branco da Petrobras (PETR4) após alta do diesel

O presidente Jair Bolsonaro demitiu na noite da última sexta-feira, 19, o atual diretor-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o substituiu por um militar de confiança, contrariando o conselho de administração da empresa e instalando uma crise de governança na maior estatal do país. Leia aqui a matéria.

Especial: Bolsonaro sugere novas demissões após ação surpresa na Petrobras (PETR4)

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu na manhã do último sábado, 20, que virão mais demissões na semana que vem. A fala vem na esteira da decisão dele de não reconduzir Roberto Castello Branco como diretor-presidente da Petrobras, após divergências ao redor da política de preços da empresa. Leia aqui a matéria.

Especial: Traders avaliam positivamente relatório da PEC dos Gatilhos

A versão final do parecer da chamada Proposta de Emenda à Constituição, PEC dos Gatilhos, apresentada na terça-feira, 23, pelo senador Marcio Bittar, foi considerada por traders ouvidos pela TC Mover como uma virada decisiva do ministro da Economia, Paulo Guedes. Leia aqui a matéria.

Especial: Como crise na Petrobras (PETR4) pode criar pandemônio na economia

O nervosismo causado pela demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras, códigos PETR3 e PETR4, na última sexta-feira, 19, e o risco de maior ingerência nas empresas estatais podem contaminar o viés da política monetária a pouco menos de três semanas da decisão de juros mais esperada dos últimos anos, avaliaram gestores e contribuidores do TC. Leia aqui a matéria.

Especial: General Luna, indicado para comandar Petrobras (PETR4), pode surpreender céticos

Joaquim Silva e Luna, o general que foi nomeado na última sexta-feira, 19, para comandar a Petrobras, códigos PETR3 e PETR4, pelos próximos dois anos, é pau para toda obra, mas não é pau mandado. Confira aqui o perfil sobre o general.

Especial: Desvinculação pode ter sido para preservar gatilhos, dizem traders

A inclusão de um trecho que desvincula recursos carimbados da educação e saúde, no parecer do senador Marcio Bittar à Proposta de Emenda à Constituição dos Gatilhos, ou PEC dos Gatilhos, pode ter sido um movimento para preservar o essencial das contrapartidas previstas, como impossibilitar o aumento de despesa com pessoal nos três Poderes se o comprometimento dos gastos chegar a 95% das receitas correntes, de acordo com traders. Leia aqui a matéria.

Especial: PEC dos Gatilhos está na pauta de quinta e Bittar não mudará parecer

A decisão de adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição, PEC, dos Gatilhos, prevista para a última quinta-feira, 25, ainda não tinha sido tomada pelos líderes do Senado até a quarta-feira. A PEC estava mantida na pauta da semana, com o substitutivo integral apresentado pelo senador Marcio Bittar. A afirmação foi feita à TC Mover pela assessoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Leia aqui a matéria.

Especial: PEC Emergencial e Marco do Gás devem ser discutidos na próxima semana

A próxima semana será decisiva para a sustentabilidade da dívida pública e para a retomada econômica, com a discussão no Senado, na quarta-feira, da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, que abrirá o caminho para a reintrodução de um auxílio emergencial com contrapartidas fiscais. Leia aqui a matéria.

Entrevista exclusiva: Privatização da Eletrobras (ELET6) pode sair em 2022, diz Barros

Em entrevista exclusiva, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, falou sobre o avanço das privatizações da Eletrobras e dos Correios, a votação para aprovação da PEC Emergencial e o apoio do governo no Congresso. Leia aqui a entrevista na íntegra.

Sanita: Eneva (ENEV3)

O contribuidor do TC, Sérgio Sanita, fala sobre a Eneva, código ENEV3. Abordando o desempenho recente da empresa na B3, Sanita discute as possibilidades de investimento e de retorno ligadas à empresa do setor de energia. Leia aqui a coluna na íntegra.

Mansano: Estatais como instrumento de políticas econômicas?

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, fala sobre a relação entre a mudança na diretoria da Petrobras e a necessidade, por parte dos investidores, de considerar o uso de estatais como instrumentos de política econômica. Leia aqui a coluna.

Vieira: Prévia política da semana

O analista de política do TC, Leopoldo Vieira, analisou os temas que marcaram esta semana, incluindo as mudanças na Petrobras, a votação da chamada PEC dos Gatilhos e o retorno do auxílio emergencial. Leia aqui a coluna.

Leite: Guedes, o ministro “nem-nem”

A editora da TC Mover, Bárbara Leite, pontua que a mudança na diretoria da Petrobras foi mais uma derrota de Guedes, e analisa o histórico do ministro, com erros e acertos, até o momento. Leia aqui a coluna.

Mansano e Vieira: É necessário contrapartida confiável para trajetória fiscal e novo auxílio

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, e o analista política Leopoldo Vieira destacam, em coluna, a necessidade de criar contrapartidas confiáveis em meio às discussões sobre o retorno do auxílio emergencial e seus efeitos para a trajetória fiscal do governo. Leia aqui a coluna.

Corleta: Os Treasuries yields americanos vão estragar a festa das bolsas?

O editor da TC Mover, Felipe Von Eye Corleta, analisa as altas recentes dos Treasuries yields americanos, a partir das causas e possíveis consequências desse movimento para as bolsas de valores, incluindo a brasileira. Leia aqui a coluna.

Prévia da Semana: Powell, Petrobras, PEC do auxílio emergencial, vencimento de opções e balanços

Toda segunda-feira a TC Mover prepara a Prévia da Semana com temas relevantes da semana nos planos político, econômico e financeiro, no Brasil e no mundo. Nesta semana, os destaques foram a sabatina do presidente do Fed, Jerome Powell, a possibilidade de votação da PEC sobre auxílio emergencial, balanços e o vencimento de opções na B3. Escute no Spotify.



Value Tips: O “dedo” de Bolsonaro na Petrobras e o que esperar do novo comando

O presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar a presidência da Petrobras, indicando o general Silva e Luna para o cargo. A ação foi classificada por alguns como ingerência na estatal, e agora os investidores esperam para ver as próximas ações do novo diretor-presidente no comando da empresa. Confira a discussão sobre o assunto no Value Tips, podcast do TC, com o cientista político Creomar de Souza e o ex-secretário de comunicação da Casa Civil do governo Temer, Marcio Freitas, mediado pela editora Melina Flynn.



Semana: Petrobras, estatais concentram atenções

A editora da TC Mover, Melina Flynn, destacou os principais acontecimentos da semana que os investidores deveriam ficar atentos, como a mudança na presidência da Petrobras e os efeitos esperados nas ações de outras estatais, no dólar e nos juros futuros. Confira toda segunda-feira no Instagram da TC Mover!

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Itaú vê Selic em 5,00% e déficit em 2,50% por novo auxílio e Fed

Brumadinho impacta no balanço da Vale (VALE3) e Bartolomeo reconhece atraso em ESG

Desemprego recua no quarto trimestre, em linha com consenso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais