Mover

Riscos globais crescem, mas todo mundo quer falar de ‘WallStreetBets’: Espresso

Postado por: TC Mover em 28/01/2021 às 9:49
riscos

São Paulo, 28 de janeiro – A decisão de juros de ontem nos Estados Unidos reverbera nos mercados, não porque ela tenha sido inesperada, mas porque expôs o vício do investidor aos estímulos fiscais e monetários. A onda de aversão aos riscos toma conta dos principais centros financeiros asiáticos e europeus nesta quinta-feira.

A porção de temores que assombram o mercado vem desde os balanços trimestrais mornos até alertas de executivos sobre o cenário desafiador de médio prazo, os múltiplos aparentemente esticadíssimos nos preços dos ativos financeiros, as tendências da pandemia do coronavírus e, especialmente, a onda frenética de negociação de “micos” nas bolsas americanas.

Dessa forma, o dólar avança ante pares e divisas de países emergentes, o índice Stoxx Europe 600 toca seu patamar mais baixo em mais de um mês e os futuros dos índices acionários americanos sentem a frustração dos investidores com os resultados de empresas como a Apple e a Tesla que, apesar de bater o consenso em diversas linhas, alertaram que o ambiente em médio prazo não está tão promissor quanto achávamos.

 

Parte da injeção de liquidez foi para ativos de riscos

 

Os rendimentos dos Treasuries recuam ao longo da curva de vencimentos depois da decisão do Federal Reserve de manter a taxa básica perto de zero e o programa de compras de ativos inalterados. Lembremos que o índice S&P500 fechou em queda de 2,6% ontem, seu pior desempenho diário em três meses, em meio a uma guerra entre os investidores de varejo e os institucionais por ações de empresas com posições de venda ao descoberto descomunais.

Por ora, o institucional está levando a pior, mas o mercado como um todo está sofrendo com a inusitada turbulência, nada mais do que um resquício dessa injeção bizarra da liquidez feita com o intuito de tirar a economia global da recessão causada pela pandemia.

Grande parte dessa liquidez, no entanto, tem migrado para os riscos, criando essa loucura. A louca ascensão da ação da loja de videogames GameStop fomentada pelo WallStreetBets, um grupo de traders pessoa física que trocam ideias em uma rede social, está forçando Wall Street a prestar atenção a essas aberrações causadas pela liquidez extra.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais