TC Mover
Mover

Semana começa em tom positivo mundo afora; mercado de olho em reforma, Bolsonaro

Postado por: TC Mover em 11/03/2019 às 9:04

Os mercados globais mostravam desempenho positivo, apesar do clima de cautela que ainda impera no aguardo de definições sobre as conversas comerciais entre os Estados Unidos e a China, a votação sobre o Brexit no Parlamento britânico e alguns dados econômicos vindos da China. O petróleo sobe à espera da divulgação do relatório mensal da Opep e o dólar americano continuou sua escalada, tocando a máxima de três meses, primordialmente por conta das crescentes preocupações sobre o estado da economia mundial. Não se esqueça que a Bolsa de Nova Iorque passa a operar das 10h30, horário de Brasília, até 17h00 a partir de hoje – os EUA entraram no horário de verão neste domingo. O pregão da bolsa em São Paulo funciona das 10h00 até às 17h00, com after-market até as 18h00.

 

No cenário interno, a reforma da Previdência atrai todas as atenções do investidor, que continua receoso com o recente aumento da aversão ao risco no mundo inteiro. A semana deve ser relativamente ativa no noticiário sobre o projeto, com a instalação da CCJ da Câmara com um dos destaques, que deve dar uma ideia ao mercado em relação ao timing da tramitação da medida. Na agenda de divulgações, o relatório Focus e os números de produção e venda de veículos da Anfavea atraem os holofotes, enquanto Vulcabras, São Carlos Empreendimentos e MDias Branco são algumas das companhias que reportam seus balanços do quarto trimestre – depois do fechamento.

 

O investidor deve repercutir a notícia de que a reunião do fim de semana entre o presidente Jair Bolsonaro – que de novo entrou em confusões no seu Twitter – e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trouxe algumas coisas positivas: Bolsonaro não irá se opor a nomeações políticas em cargos federais nos Estados enquanto as posições sejam ocupadas por pessoas idôneas; Maia prometeu engajamento e mostrou otimismo com a tramitação da matéria, segundo a agência Broadcast. Bolsonaro deve se reunir com Guedes para discutir o tom da articulação política no Congresso e outros temas, no meio da tarde. Os deslizes de Bolsonaro no Twitter podem de novo criar algum ruído, mesmo depois dele priorizar a reforma da Previdência em seus discursos na semana passada.

 

No front corporativo, destacam-se notícias da Petrobras – que vislumbra dois de seus maiores desinvestimentos nos próximos 30 dias e anunciou um corte de custos sem precedentes. Outros destaques incluem a reestruturação do banco de atacado do Bradesco, a investigação da CVM no BTG Pactual relacionada a uma participação na Gerdau e o esquema de pirâmide financeira no Rio de Janeiro que respingou na XP Investimentos. Não perca de vista o exterior: a semana que passou foi a pior para as bolsas mundiais neste ano – o que faz pensar que é necessário um ambiente favorável mundo afora para que os ganhos nos mercados locais se sustentem.

 

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC


Os principais mercados acionários do mundo operavam em clima de alívio nesta segunda-feira após a pior semana do ano para a maior parte dos índices da Europa e da Ásia, na expectativa pelos desdobramentos das conversas comerciais entre os Estados Unidos e a China, uma bateria de divulgações econômicas da nação asiática e uma votação importante no Parlamento britânico sobre o Brexit.

 

Dados americanos e chineses na semana passada sugeriram uma possível estagnação da economia mundial durante este ano, derrubando boa parte das bolsas nos principais mercados e elevando a cautela do investidor, agora levemente mitigada pelas promessas de maior estímulo econômico na China.

 

Amanhã, a premiê britânica Theresa May enfrenta mais uma votação para a possível aprovação de seu acordo para o Brexit feito junto à Comissão Europeia. Com o prazo final para a saída em 29 de março, May corre contra o tempo para tentar firmar um acordo que blinde a economia britânica de maiores choques.

Principais notícias corporativas


B3: A partir desta segunda-feira, o pregão da bolsa voltará a funcionar das 10h00 até 17h00, com after market até 18h00.

 

Petrobras: A Petrobras informou que concluiu a venda de distribuidoras no Paraguai para o Grupo Copetrol em transação de US$331,5 milhões.

 

Petrobras II: A Petrobras comunicou que selou a venda de sua participação total de 70% no campo de Maromba para a BW Offshore por US$90 milhões, que serão pagos em três parcelas.

 

Klabin: A Klabin anunciou que Cristiano Cardoso Teixeira, atual diretor geral da companhia, irá acumular interinamente os cargos de diretor financeiro e de RI após a renúncia de Gustavo Henrique Santos de Souza, alegando motivos pessoais.

 

Wilson Sons: A Wilson Sons informou que a movimentação operacional total nos terminais de contêineres caiu 4,4% em fevereiro na base anual.

 

BTG Pactual: CVM questiona atuação do BTG na Gerdau (Valor)

 

XP Investimentos: Esquema de pirâmide financeira no Rio causa prejuízo e tragédia (Valor)

 

Seguradoras: Brasil vai figurar entre líderes de crescimento em seguros, diz Mapfre (Valor)

 

Bradesco: Bradesco reformula seu banco de atacado (Valor)

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h00 IPC-S Capitais – FGV

08h25 Relatório Focus

11h30 Vendas de veículos mensal (fevereiro) – Anfavea

11h30 Produção de veículos mensal (fevereiro) – Anfavea

15h00 Balança comercial semanal

 

Indicadores internacionais

N.D. China – Investimento estrangeiro direto

N.D. China – Novos empréstimos

N.D. China – Crescimento dos empréstimos anual; consenso 13,40%

04h00 Alemanha – Balança comercial (janeiro)

04h00 Alemanha – Exportações mensal (janeiro); consenso 0,20%

04h00 Alemanha – Importações mensal (janeiro); consenso 0,20%

04h00 Alemanha – Produção industrial mensal (janeiro); consenso 0,20%

09h30 EUA – Vendas no varejo mensal (janeiro); consenso 0,10%

09h30 EUA – Núcleo de vendas no varejo mensal (janeiro); consenso 0,30%

11h00 EUA – Estoques das empresas mensal (dezembro); consenso 0,30%

 

Resultados trimestrais

DF Vulcabras Azaleia

DF São Carlos

DF Iochpe-Maxion

DF Direcional

DF M.Dias Branco

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis