TC Mover
Mover

Semana mais curta tem Payroll e PIB; commodities animam dia de feriado nos EUA: Espresso

Postado por: TC Mover em 31/05/2021 às 9:43

São Paulo, 31 de maio – A semana dos mercados vem carregada de indicadores importantes, como o Payroll, e é mais curta devido ao feriado de hoje nos EUA. No Brasil, o feriado do Corpus Christi fecha a B3 na quinta-feira, 3.


Projeção aponta 621 mil vagas para Payroll de sexta-feira

O indicador mais decisivo da semana sai na sexta-feira, 4. O Payroll de maio, relatório de geração de emprego urbano nos EUA, equivale ao Caged brasileiro. Depois da decepção do Payroll de abril, quando se esperava quase 1 milhão de novos postos de trabalho e vieram apenas 266 mil, pesquisa da agência Reuters projeta 621 mil vagas em maio.

A maioria dos dirigentes do Federal Reserve, banco central americano, vem dizendo que a recuperação do mercado de trabalho é condição essencial antes de começarem as discussões sobre redução de estímulos à economia, que para muita gente já está atrasada.

O presidente do Federal, Jerome Powell, falará na sexta-feira depois da divulgação do Payroll. Será o último dia de pronunciamentos de dirigentes da autarquia antes da próxima reunião do FOMC, o seu comitê decisório de juros, nos dias 15 e 16 de junho.


Livro Bege e PMIs recheiam semana mais curta

Além do Payroll, ao longo da semana, outros indicadores vão manter no radar o debate sobre o chamado “tapering”, a redução de compras de ativos que hoje injetam US$ 120 bilhões por mês na economia americana. Sairão os indicadores regionais do Livro Bege do Federal Reserve na quarta-feira. Além disso, serão divulgados os PMIs, Índices de Gerentes de Compras, da indústria, na terça-feira, e de serviços, na quinta-feira.

Nesse dia sairão a geração de vagas de maio no setor privado e os pedidos semanais de seguro-desemprego. Com feriados em Wall Street e também Londres, as bolsas europeias operam fracas, mas fecharão maio como o quarto mês seguido de alta.

Nesta manhã, a OCDE elevou suas projeções de crescimento em 2021 e 2022, citando vacinação e injeções trilionárias de dólares dos EUA. Em 2021, a projeção foi elevada de 5,6% em março para 5,8% agora e, em 2022, de 4% para 4,4%. Isso anima o petróleo, na véspera da reunião mensal da Opep, o cartel dos maiores produtores do mundo. Os futuros do minério de ferro saltaram 5,28% na bolsa de Dalian.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Setor público, dívida, feriado nos EUA

As mais lidas da semana: Inflação, Previ, Stone (STNE), Inter (BIDI11)

As mais lidas da semana: Hermes Pardini (PARD3), PIB, Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais