TC Mover
Mover

Serviços mostram recuperação pela primeira vez em seis meses

Postado por: TC Mover em 05/07/2021 às 11:25
Serviços mostram recuperação

São Paulo, 5 de julho – A reabertura de negócios, com a melhora no mercado de trabalho, ajudou o setor de serviços do Brasil a retomar o patamar de expansão após seis meses de contração, segundo dados da Índice dos Gerente de Compras, o PMI.

Compilado pela IHS Markit, o PMI de serviços no Brasil subiu de 48,3 pontos em maio para 53,9 em junho, acima da marca de 50,0, o que demonstra crescimento. Essa foi a primeira vez em 2021 que o setor ficou acima dos 50,0 pontos, ainda sofrendo com as consequências das restrições de circulação para controlar a pandemia.

Suspensão de restrições colaborou com setor de serviços, diz diretora da IHS Markit

A diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna de Lima, diz que a suspensão de algumas restrições acabou aumentando a demanda, o que impulsionou o setor durante junho. Segundo Lima, houve também uma retomada do emprego “à medida que muitas empresas buscavam substituir os trabalhadores demitidos no início do ano”, explica.

Os riscos para os serviços continuam, porém, especialmente em relação à presença de variantes como a Delta, que podem atrasar a retomada econômica. O atraso em vacinação e as pressões inflacionárias também podem tirar o poder de compra das classes mais consumidoras, segundo relatório da IHS Markit.

Texto: Guilherme Dogo
Edição:  Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte:  Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Semana curta destaca ata do FOMC e Opep+; inflação, CPI da Covid no radar: Espresso

Calendário Econômico: PMI, Via, feriado nos EUA

As mais lidas da semana: Proteínas, Elon Musk, Reforma Tributária

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais