Taxa Selic vai ‘aonde for preciso’ por inflação, diz Campos Neto- TC
TC Mover
Mover

Taxa Selic chegará ‘aonde for preciso’ por meta de inflação, diz Campos Neto

Postado por: TC Mover em 14/09/2021 às 12:22
Taxa Selic chegará ‘aonde for preciso’

Rio de Janeiro, 14 de setembro – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira, 14, que o Comitê de Política Monetária vai levar a taxa Selic, ou juros básicos, “aonde for preciso” para perseguir a meta de inflação. Porém, reforçou que a autarquia não vai alterar o “plano de voo a cada número novo de alta frequência que saia”.

Em evento do BTG Pactual, Campos Neto disse que o Banco Central poderá intervir no câmbio no final do ano, por meio de uma demanda “pontual”, associada à proteção cambial adicional dos bancos. As falas do banqueiro ocorrem faltando pouco mais de uma semana para a reunião do Copom, que terá início no próximo dia 21.

Mercado sobe projeções para inflação e taxa Selic, mas Campos Neto acredita que balanço não seja tão ruim

Campos Neto afirmou ainda que vê a recuperação da economia brasileira dentro da média dos demais países emergentes e pontuou que enxerga uma “inércia nas expectativas de inflação” e que o país nunca teve “tantos choques inflacionários seguidos”. Contudo, o presidente do Banco Central se mostrou preocupado com questões ambientais, citando a crise hídrica como um problema grave para o país.

Questionado sobre os riscos fiscais, Campos Neto pontuou que o balanço “não é ruim como o mercado espera”, reforçando seu discurso da semana passada, quando comentou que o risco melhorou bastante nos últimos meses.

Com as pressões inflacionárias, os economistas consultados pelo boletim Focus veem um aperto monetário mais severo por parte do Banco Central. Segundo o relatório, a previsão para a taxa Selic passou de 7,63% para 8,00% em 2021, e de 7,75% para 8,00% em 2022. As estimativas da inflação também subiram, passando de 7,58% para 8,00%, no 23° aumento consecutivo.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Gabriela Guedes e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Ibovespa abre em alta com exterior, de olho em Petrobras

Governança e estatuto protegem Petrobras de ‘aventura’, diz Joaquim Silva e Luna

Serviços atingem maior patamar desde 2016; inflação nos EUA fica abaixo do consenso: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais