TC Mover
Mover

TC Matrix eleva projeções para PIB, taxa Selic e IPCA

Postado por: TC Mover em 25/06/2021 às 17:24
TC Matrix eleva projeções macroeconômicas

São Paulo, 25 de junho – O TC Matrix revisou todas as projeções macroeconômicas para 2021, com estimativas mais altas para o Produto Interno Bruto, PIB, a taxa básica de juros, a taxa Selic, e para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA. Entretanto, ele vê o dólar em baixa.


TC Matrix passou a ver o PIB do Brasil em 6,00% pela primeira vez

As mudanças ocorrem após a semana de ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, do Relatório Trimestral de Inflação e também do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, IPCA-15.

Pela primeira vez, o TC Matrix passou a ver o PIB em 6,00%, alta de 0,20 ponto percentual desde a última estimativa. Mas, em contrapartida, a inflação também teve revisão altista, passando de 5,23% para 5,75%. Isso levou a estimativa para a taxa Selic para um patamar mais alto, chegando em 6,00%, aumento de 0,50 ponto percentual.


Alta da taxa Selic de 1 ponto percentual em agosto não está descartada

A ata do Copom nesta semana reiterou que o comitê decisório de juros do Banco Central deve elevar a taxa Selic em 75 pontos-base na próxima reunião de agosto, levando a taxa para 5,00%. Mas, caso o cenário de inflação seja ainda pior, uma alta de 1 ponto percentual não estaria descartada.

Em relação ao câmbio, com taxa de juros maior e com avanço das reformas e privatizações no Congresso, o TC Matrix passou a ver o dólar perdendo força frente ao real, chegando ao fim de 2021 cotado a R$4,75.


Projeções do TC Matrix

Arte: TC Mover


TC Matrix também revisou projeções macroeconômicas para 2022

Para 2022 o cenário macroeconômico também sofreu revisões, com elevação da taxa Selic para 6,50%, aumento de 0,25 ponto percentual.

O PIB teve uma leve diminuição na projeção, passando de crescimento de 2,45% para 2,40%, segundo o TC Matrix. As projeções para o IPCA e para o câmbio foram mantidas em 3,60% e R$4,28.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

PCE desacelera e pode levar S&P500 à melhor semana desde abril

Sanita: Alta demanda por aço favorece Gerdau

Petrobras é única vendedora em leilão de energia

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais