TC Mover
Mover

Turquia e vírus derrubam mercados; no radar, ata do Copom, Powell: Espresso

Postado por: TC Mover em 22/03/2021 às 19:52
coronavírus e Turquia derrubam bolsas

São Paulo, 22 de março – Câmbio, juros e bolsa passaram o dia sob efeito dos desdobramentos da ingerência do governo da Turquia no banco central do país islâmico, derivada da demissão do chefe da autoridade monetária após elevar a taxa de juros além do esperado. A decisão respingou nas economias emergentes, refletindo o temor de endividamento alto e problemas nas contas externas de alguns países.


Efeito Turquia e piora dos casos de Covid-19 no Brasil derrubam Ibovespa

No Brasil, o efeito Turquia derrubou o Ibovespa e puxou o dólar. A piora dos casos de coronavírus no país, após o vigésimo terceiro dia de recorde de óbitos pela Covid-19, somada à falta de entendimento entre as autoridades federais e regionais para solucionar o caos no sistema de saúde, agrava o mau humor.

Em contrapartida, o recorde na arrecadação federal de fevereiro, a maior da série histórica iniciada em 2000, amenizou os efeitos. As bolsas americanas fecharam no azul, ajudando a reduzir a queda do índice Bovespa, em dia de trégua no avanço dos rendimentos dos Treasuries de dez anos que permitiu a alta dos papéis de tecnologia. A Tesla, por exemplo, disparou hoje.


Ata do Copom e sabatina de Powell se destacam na agenda econômica

Para amanhã, o Banco Central divulga a ata da última reunião sobre decisão de juros do Comitê de Política Monetária, Copom, em dia de leilão do Tesouro. Além disso, Fundação Getúlio Vargas publica dados de confiança do consumidor de março. No corporativo, a Linx divulga balanço após o fechamento.

A agenda americana inclui discursos de diretores do Federal Reserve ao longo do dia, além da sabatina de Jerome Powell, presidente da instituição, no Senado, às 13h00, horário de Brasília. Os Estados Unidos divulgam ainda saldo de conta corrente trimestral, vendas de casas novas, sondagem industrial e dados de estoques de petróleo pela API. O Reino Unido publica os dados de desemprego de janeiro pela manhã, e o Japão solta pesquisas de gerentes de compras, PMI, à noite.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Tesla dispara após recomendação e puxa S&P500 e Nasdaq

Especial: Guedes inova ao defender vacinação de beneficiários do auxílio

Governo de SP anuncia criação de usina de oxigênio em parceria com Ambev

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais