TC Mover
Mover

Vendas no varejo de abril têm maior crescimento do século

Postado por: TC Mover em 08/06/2021 às 10:35
Vendas no varejo recorde

São Paulo, 8 de junho – Surpreendendo o consenso do mercado, que esperava ligeiro crescimento, as vendas do varejo em abril atingiram a maior alta para o mês desde 2000. O crescimento foi observado em sete das oito atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Foram puxadas pelas vendas móveis e eletrodomésticos e do setor de vestuário. A recuperação de abril frente à retração de março também comprova que o impacto econômico da segunda onda da pandemia foi menor.


Vendas no varejo ficam 0,90% acima do patamar pré-pandemia

Em abril, as vendas no varejo cresceram 1,80% na comparação mensal, isso após a queda de 1,10% em março e muito acima do consenso do TC, que estimava alta de 0,10%. Com o resultado, o varejo está 0,90% acima do patamar pré-pandemia, de acordo com o IBGE. No quadrimestre, o setor acumula crescimento de 4,70%. Já na comparação anual, por causa da base fraca de abril de 2020, a alta foi de 23,80%.


Arte: TC Mover


Das sete atividades com crescimento, o destaque foi o setor de móveis e eletrodomésticos, com alta de 24,80% em abril, do setor de tecidos e vestuário, com avanço de 13,80%, e equipamentos de informática, que cresceu 10,20%.

O único setor com retração foi o de hipermercados, com recuo de 1,70% frente a março. O gerente de pesquisa da IBGE, Cristiano Santos, explica que o consumo das famílias mudou desde o início da pandemia e já não é mais concentrado em determinados momentos do ano, como a Black Friday ou Natal, por exemplo. “É mais pulverizado atualmente”, explica.


Automóveis puxaram varejo ampliado em abril

Já as vendas no varejo ampliado, que inclui automóveis e construção, teve crescimento de 3,80% no mês. O setor de veículos, motos e peças cresceu 20,30% em abril, enquanto o de material de construção teve alta de 10,40%. Ambas as atividades haviam apresentado recuo em março.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Mercados apreensivos com queda de sites globais; inflação, varejo, reformas no radar: Espresso

Calendário Econômico: Varejo, inflação, balança comercial

Ibovespa crava sexto recorde embalado por bancos e varejo

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais