TC Mover
Mover

Verde Asset vê falta de compromisso com fiscal e adota parcimônia nos juros

Postado por: TC Mover em 12/04/2021 às 19:39
Verde Asset - fiscal

São Paulo, 12 de abril – A Verde Asset Management está cautelosa com o mercado de juros brasileiro por conta dos elevados riscos fiscais e políticos. “Temos sido parcimoniosos e pacientes ao implementar posições nesse mercado, pois não parece que teremos uma resolução tão cedo”, diz a gestora do lendário investidor Luis Stuhlberger, na sua última carta aos cotistas do seu fundo multimercado Verde FIC FIM.


Verde Asset vê contexto favorável aos ativos de risco globais

Na carta, a gestora diz que “o mercado não percebe um compromisso fiscal por parte das lideranças políticas, e junta a isso o componente eleitoral de 2022, resultando numa demanda por prêmio como não víamos há muito tempo”.

Apesar do cenário fiscal mais adverso, a Verde Asset entende que o “contexto continua, em grande medida, favorável para ativos de risco globais”. O fundo Verde se mantém posicionado nesta direção, embora com reduções marginais, complementa a gestora.

O Verde FIM FIC, principal fundo da Verde Asset, teve retorno de 1,47% em março, mais de sete vezes acima do CDI no período, que foi de 0,20%. Os ganhos vieram principalmente das posições em ações, tanto no Brasil quanto no exterior, e nas posições de juros globais. “As perdas no mês foram marginais e vieram da posição comprada em dólar e da pequena posição aplicada em juro real”, detalha no documento.


Impasse entre Congresso e Executivo sobre Orçamento 2021

O Orçamento deste ano gera impasse entre congressistas, membros do Poder Executivo e até mesmo dentro do governo. A expectativa é se o presidente Jair Bolsonaro vetará parcialmente ou sancionará integralmente a matéria já aprovada pelo Congresso Nacional. O risco de romper o Teto de Gastos devido às despesas para amenizar a crise da pandemia, com emendas parlamentares e com programas de proteção ao emprego e renda é o pivô da discussão e está no radar dos investidores.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Clara Guimarães e Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Cielo e Focus Energia anunciam parceria para desconto na conta de luz

Vieira: Congresso chama para si responsabilidade política do Orçamento

Devido à pandemia, bancos pioram projeções para déficit e varejo

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais