TC Mover
Mover

XP lança ETF de fundos imobiliários e facilita investimento diversificado

Postado por: TC Mover em 30/11/2020 às 15:58

São Paulo, 30 de novembro – A XP Investimentos lança hoje à tarde um fundo com cotas negociadas em bolsa que vai acompanhar a rentabilidade do Índice de Fundos Imobiliários, Ifix, da B3. O fundo, um Exchange Traded Fund, ou ETF, reproduzirá em sua carteira a composição do Ifix. Assim, quem comprar uma cota já poderá ter a rentabilidade de todos os 81 fundos imobiliários do índice, garantindo diversificação do investimento com um valor menor.

ETF da XP não distribuirá lucros

Neste mês, o Ifix acumula alta de 1,52% e, no ano, perda de 12%. O fundo cobrará taxa de administração de 0,30% ao ano. O código de negociação do fundo será XPFIX11. 

O ETF não distribuirá lucros como os fundos imobiliários, reaplicando os valores na compra de novas cotas, o que pode ser uma desvantagem em relação à compra direta das cotas dos fundos no mercado. 

Hoje, os rendimentos distribuídos pelos fundos imobiliários negociados em bolsa são isentos de imposto de renda. Só há tributação na venda das cotas, de 20% sobre o chamado ganho de capital se o investidor tiver lucro na operação. Esse imposto valerá para o ETF do Ifix da XP.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais