TC Mover
Mover

Yellen deve prometer ação agressiva nos EUA; no radar, Light e Copom: Espresso

Postado por: TC Mover em 19/01/2021 às 9:41
Yellen eua

São Paulo, 19 de janeiro – A agenda econômica relativamente calma permite que o investidor foque nos Estados Unidos, onde Janet Yellen, nomeada pelo presidente eleito Joe Biden para a Secretaria do Tesouro, será sabatinada pelo Comitê de Finanças do Senado e deve defender um pacote econômico ambicioso de combate ao coronavírus.

 

Apesar de o mercado duvidar da capacidade de Biden conseguir a aprovação do pacote de estímulos de US$1,9 trilhão que anunciou na quinta passada, os mais otimistas apostam que o Senado ouça o que Yellen tem a dizer. Além disso, o presidente americano Donald Trump se prepara para deixar a Casa Branca.

 

Remoção de restrição na Austrália e dados chineses animam mercado asiático

 

As bolsas asiáticas mostraram dinâmica positiva no geral na madrugada desta terça-feira, com destaque para os índices referência em Tóquio, Hong Kong e Sydney, na esteira de menor aversão ao risco, a remoção das restrições de mobilidade em Queensland, na Austrália, e os dados econômicos positivos da China divulgados na noite de domingo.

 

Ibovespa perde força com queda de popularidade do governo

 

Por aqui, o dia começa com o temor da reação do presidente Jair Bolsonaro à queda da popularidade do seu governo na esteira dos problemas com a vacinação, as disputas políticas e a sinalização de medidas populistas. Preste atenção ao noticiário sobre a vacina.

 

A volta da liquidez global após o feriado americano de ontem testa o mercado local: a curva de juro futuro, DI, enxugou algum prêmio e o dólar se valorizou na B3 em uma segunda-feira de negócios pouco volumosos. O Ibovespa perdeu força na tarde de ontem com a notícia da estrepitosa queda na avaliação do governo.

 

Reunião do Copom e precificação da Light são destaques na agenda

 

A segunda prévia do Índice Geral de Preços de Mercado, IGP-M, de janeiro, acelerou para 2,37%. O Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central inicia o primeiro de dois dias de reuniões para decidir a taxa básica de juros, a chamada taxa Selic. O BC também fará leilões para rolagem de contratos de swap cambial. O Tesouro Nacional oferta títulos NTN-Bs e a Light vai precificar oferta primária e secundária de ações.

 

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais