Criptomoedas estão no topo dos esquemas de pirâmides financeiras, alerta CVM
Criptomoedas estão no topo dos esquemas de pirâmides financeiras, alerta CVM
Pesquisa da Comissão de Valores Mobiliários aponta que 43% dos casos recentes de esquemas de pirâmides financeiras envolvem criptomoedas

Atualizado há 8 meses
São Paulo, 6 de setembro – Uma pesquisa feita pela Comissão de Valores Mobiliários, órgão responsável por fiscalizar o mercado de títulos e investimentos, apontou que os esquemas de pirâmides lideram os crimes financeiros. Dos 325 comunicados enviados pelo órgão ao Ministério Público Federal e aos estaduais, 175 tinham indícios do esquema.
Nessa linha, as criptomoedas são utilizadas em 43% das pirâmides financeiras detectadas recentemente, de acordo com a CVM. O levantamento tem o propósito de combater o crescente número de fraudes financeiras, objetos de preocupação do órgão.
O que são pirâmides financeiras?
Os esquemas ocorrem basicamente da seguinte forma: novos investidores arcam com os ganhos daqueles que chegaram antes. Mas uma hora esse tipo de negócio “estoura”, porque o dinheiro que entra acaba não sendo suficiente para pagar os proventos dos mais antigos.
E em muitos casos os clientes pensam que estão investindo em título ou moeda, mas na verdade o dinheiro circula no próprio negócio.
Perfil das vítimas
A CVM identificou que 91% das vítimas são homens. Desse total, 36,5% têm entre 30 e 39 anos e 23% possuem renda familiar de dois a cinco salários mínimos. Além disso, chama atenção também a escolaridade: 71% das pessoas que caem nesse tipo de golpe possuem ensino superior completo ou pós-graduação.
A pesquisa mostra ainda que a divulgação das fraudes é mais frequente por aplicativo WhatsApp, que representa 27,5% dos casos, seguido pela divulgação boca a boca, com 19,7%.
Promessa de ganho fácil
Há algo também em comum nesses negócios fraudulentos: as promessas de lucros altos e rápidos. Para se proteger desse tipo de esquemas, é importante conhecer o mercado mobiliário. Ainda que determinados tipos de investimentos sejam mais arriscados, estão dentro das normas da CVM, e as regras do jogo podem ser compreendidas previamente.
Alternativas seguras
É comum que empresas que prometem retornos específicos sobre investimentos em criptoativos não sejam confiáveis, já que esse é um mercado volátil e imprevisível. Mesmo que não seja o caso de um golpe, é difícil que a empresa consiga pagar esses retornos no longo prazo.
Por isso, as pessoas interessadas no mercado cripto podem utilizar plataformas seguras, como as corretoras nacionais e internacionais, para investir diretamente nos criptoativos. O Mercado Bitcoin, a Kraken e a FTX são exemplos de exchanges que permitem o aporte em várias moedas e tokens digitais, por exemplo.
Outra possibilidade, para os investidores inexperientes é o aporte nos fundos baseados em criptoativos listados na B3. Atualmente, há quatro fundos disponíveis: o HASH11, que é multimoedas, o QETH11, baseado em Ethereum, e os fundos QBTC11 e BITH11, baseados em Bitcoin. Tais produtos oferecem uma exposição fácil, embora indireta, ao mercado de criptoativos.
Ajuda de especialistas no TC
Além disso, o TC conta com especialistas que podem ajudar os investidores a ingressarem no mercado das criptomoedas. A empresa oferece uma série de serviços de informação, desde educação financeira a notícias e previsões, que ajudam os investidores em sua tomada de decisão. Veja mais aqui!
Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Nicolas Nogueira
Arte: Mover
Leia também
Ibovespa futuro oscila e curva de juros estressa com boletim Focus e manifestações
Scoop Day: Paulo Guedes vê déficit zero em 2022 e acredita em solução para precatórios
Especial: Quem perde menos com a crise hídrica no setor elétrico?
Últimas
Atualizado há cerca de 1 hora
Atualizado há cerca de 2 horas
Atualizado há cerca de 3 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.