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maria-luiza

Atualizado há 2 meses

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São Paulo, 26 de novembro – O diretor-presidente da Azul, John Rodgerson, admitiu hoje em entrevista exclusiva à TC Rádio que a nova variante do coronavírus, identificada na África do Sul, preocupa um pouco, mas disse que o atual nível de vacinação no Brasil tranquiliza, enquanto as ações da companhia caíam mais de 12% no pregão.

Sobre a greve dos aeronautas prevista para ocorrer na segunda-feira, Rodgerson questionou a paralisação em um momento delicado para o setor de aviação, bastante dolarizado, e que, portanto, sofre com a inflação, variações cambiais e altas nos combustíveis.

“Em nenhum outro lugar do mundo há uma greve justamente quando as pessoas estão preocupadas com a situação dessa indústria. As dificuldades não são exclusivas do Brasil, mas sim, globais”, disse.

Ainda sobre o cenário macroeconômico nacional, Rodgerson pontuou que os desafios são grandes, mas ele acredita em um cenário favorável ao país, que, segundo ele, possui oportunidades. “Dólar e preço de combustíveis maiores fortalecem empresas maiores e enfraquecem as menores”, afirma.

Quando questionado sobre o aumento dos custos visto no terceiro trimestre, Rodgerson pontuou que, apesar disso, a receita da Azul cresceu, fortalecendo a margem da aérea ainda durante a pandemia.

“Provamos ao mercado que tivemos a habilidade para repassar esses custos ao consumidor, voltando aos níveis de 2019, mesmo sem as viagens corporativas terem retornado”, disse Rodgerson.

As demandas domésticas por viagens a lazer também ajudaram a companhia a diluir o aumento das despesas vistas no período, ainda que o brasileiro viaje pouco, de acordo com o diretor-presidente da Azul.

Expectativas

Com a impossibilidade de controlar o câmbio ou o preço dos combustíveis, a Azul trabalha para ser uma empresa mais eficiente, trazendo mais receita, proveniente de uma demanda forte e que ainda está represada.

“Nosso foco é encontrar toda a demanda que existe no país, nas cidades do interior, no Centro-Oeste, onde estão concentrados os ricos do Brasil”, completa o executivo.

Além disso, o varejo e, mais especificamente, o e-commerce também são componentes fundamentais da receita da Azul, por isso o investimento em logística é uma preocupação da companhia.

Sobre uma eventual combinação de negócios com a Latam, em recuperação judicial nos Estados Unidos, e a potencial concentração do setor nesse caso, Rodgerson diz que o movimento é bom para o consumidor, uma vez que a maior conectividade das operações ajuda a reduzir os custos.

Por fim, Rodgerson disse que os preços atuais dos papéis da companhia seguem uma lógica perversa. Perto das 14h40, as ações preferenciais da Azul (AZUL4) caíam 10,61%, cotadas a R$24,26.

Texto: Maria Luiza Dourado
Edição: Karine Sena e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover

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