Supermercados europeus anunciam boicote a carne brasileira e JBS após denúncias de 'lavagem de gado'
O boicote varia do compromisso de não comercializar carne sul-americana a partir de 2022 a não vender mais produtos associados à JBS

Atualizado há 5 meses
São Paulo, 16 de dezembro – Cinco redes europeias de supermercados e uma fabricante de alimentos comunicaram que não vão mais vender carne bovina de origem brasileira e anunciaram boicote a produtos de carne ligados à JBS, na esteira das denúncias de “lavagem de gado”.
As redes são os grupos holandeses Ahold Delhaize e Lidl Netherlands, a belga Carrefour Belgium,
subsidiária do grupo francês de mesmo nome, a francesa Auchan e as britânicas Sainsbury’s e Princes Group.
As medidas assumidas pelas empresas na quarta-feira, 15, variam, e vão desde o compromisso de não vender mais carne de origem sul-americana a partir de 2022 a não comercializar produtos associados à JBS.
Os boicotes foram anunciados depois de uma investigação das ONGs Repórter Brasil e Mighty Earth, que acusou a JBS de adquirir carnes criadas em áreas desmatadas num esquema conhecido como “lavagem de gado”. Isso ocorre quando os bois criados em situação de irregularidade são transferidos para áreas regularizadas e vendidos para o abate para mascarar sua origem ilegal.
Segundo o diretor para a Europa da Mighty Earth, Nico Muzi, “esses não são compromissos vagos ou anúncios que ficam bem em um comunicado de imprensa, e sim uma série de ações concretas tomadas por alguns dos maiores supermercados da Europa para parar de comprar e vender carne de uma companhia e de um país que têm feito muitas promessas, mas entregado poucos resultados”.
JBS em resposta ao boicote
Em resposta aos boicotes, a JBS afirmou à agência Reuters que mantém tolerância zero em relação ao desmatamento ilegal e disse ter bloqueado mais de 14 mil fornecedores por descumprirem suas normas.
Segundo a empresa, monitorar fornecedores indiretos é um desafio para todo o setor, mas um sistema criado especificamente para cuidar disso deve ser inaugurado até 2025.
Agenda ESG
Em maio deste ano, grandes supermercados europeus já ameaçavam boicotar produtos brasileiros devido a um projeto de lei que, segundo eles, levaria a um desmatamento maior da Floresta Amazônica.
O compromisso com práticas de respeito ao meio ambiente faz parte da agenda ESG, sigla do inglês para “ambiental, social e governança”.
Em 2021, as buscas por esse termo no Google aumentaram quatro vezes em relação à média de 2020 e 13 vezes em relação à do ano anterior, conforme a ferramenta de tendências Google Trends.
Nesse sentido, as empresas são cobradas pela sociedade a irem além das tradicionais métricas econômico-financeiras e a demonstrar preocupação com tais questões.
Desempenho das ações da JBS (JBSS3)
Perto das 17h11, a ação ordinária da JBS (JBSS3) caía 2,15%, cotada a R$37,37. No mesmo horário, o Ibovespa operava em alta de 0,38%, aos 107,8 mil pontos.
Para acompanhar o desempenho das ações da JBS e de outras empresas listadas na bolsa brasileira, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.
Texto: Fernanda de Almeida
Edição: Nicolas Nogueira
Imagem: Mover
Nesta matéria
JBSS3
JBS S.A.
37,00
-0,32
-0,91%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 1 hora
Atualizado há cerca de 1 hora
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.