0

Supermercados europeus anunciam boicote a carne brasileira e JBS após denúncias de 'lavagem de gado'

empresas

Supermercados europeus anunciam boicote a carne brasileira e JBS após denúncias de 'lavagem de gado'

O boicote varia do compromisso de não comercializar carne sul-americana a partir de 2022 a não vender mais produtos associados à JBS

Supermercados europeus anunciam boicote a carne brasileira e JBS após denúncias de 'lavagem de gado'
fernanda-almeida

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 16 de dezembro – Cinco redes europeias de supermercados e uma fabricante de alimentos comunicaram que não vão mais vender carne bovina de origem brasileira e anunciaram boicote a produtos de carne ligados à JBS, na esteira das denúncias de “lavagem de gado”.

As redes são os grupos holandeses Ahold Delhaize e Lidl Netherlands, a belga Carrefour Belgium,
subsidiária do grupo francês de mesmo nome, a francesa Auchan e as britânicas Sainsbury’s e Princes Group.

As medidas assumidas pelas empresas na quarta-feira, 15, variam, e vão desde o compromisso de não vender mais carne de origem sul-americana a partir de 2022 a não comercializar produtos associados à JBS.

Os boicotes foram anunciados depois de uma investigação das ONGs Repórter Brasil e Mighty Earth, que acusou a JBS de adquirir carnes criadas em áreas desmatadas num esquema conhecido como “lavagem de gado”. Isso ocorre quando os bois criados em situação de irregularidade são transferidos para áreas regularizadas e vendidos para o abate para mascarar sua origem ilegal.

Segundo o diretor para a Europa da Mighty Earth, Nico Muzi, “esses não são compromissos vagos ou anúncios que ficam bem em um comunicado de imprensa, e sim uma série de ações concretas tomadas por alguns dos maiores supermercados da Europa para parar de comprar e vender carne de uma companhia e de um país que têm feito muitas promessas, mas entregado poucos resultados”.

JBS em resposta ao boicote

Em resposta aos boicotes, a JBS afirmou à agência Reuters que mantém tolerância zero em relação ao desmatamento ilegal e disse ter bloqueado mais de 14 mil fornecedores por descumprirem suas normas.

Segundo a empresa, monitorar fornecedores indiretos é um desafio para todo o setor, mas um sistema criado especificamente para cuidar disso deve ser inaugurado até 2025.

Agenda ESG

Em maio deste ano, grandes supermercados europeus já ameaçavam boicotar produtos brasileiros devido a um projeto de lei que, segundo eles, levaria a um desmatamento maior da Floresta Amazônica.

O compromisso com práticas de respeito ao meio ambiente faz parte da agenda ESG, sigla do inglês para “ambiental, social e governança”.

Em 2021, as buscas por esse termo no Google aumentaram quatro vezes em relação à média de 2020 e 13 vezes em relação à do ano anterior, conforme a ferramenta de tendências Google Trends.

Nesse sentido, as empresas são cobradas pela sociedade a irem além das tradicionais métricas econômico-financeiras e a demonstrar preocupação com tais questões.

Desempenho das ações da JBS (JBSS3)

Perto das 17h11, a ação ordinária da JBS (JBSS3) caía 2,15%, cotada a R$37,37. No mesmo horário, o Ibovespa operava em alta de 0,38%, aos 107,8 mil pontos.ação da JBS (JBSS3)

Para acompanhar o desempenho das ações da JBS e de outras empresas listadas na bolsa brasileira, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Fernanda de Almeida
Edição: Nicolas Nogueira
Imagem: Mover

Nesta matéria

JBSS3

JBS S.A.

37,00

-0,32

-0,91%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.