0

Volvo transforma XC40 em linha de carros elétricos e cria corredores de estrada com carga rápida

empresas

Volvo transforma XC40 em linha de carros elétricos e cria corredores de estrada com carga rápida

O projeto da Volvo viabiliza 13 rotas elétricas ligando São Paulo a diversas cidades e capitais, com uma extensão de 3250 quilômetros

Volvo transforma XC40 em linha de carros elétricos e cria corredores de estrada com carga rápida
beatriz-cantadori

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 15 de dezembro– A Volvo Car Brasil divulgou hoje a criação de corredores de estradas brasileiras com carregadores rápidos para carros elétricos, além da transformação da linha de carros XC40, que passará a ser totalmente elétrica.

Este é o maior projeto de investimento em infraestrutura elétrica do Brasil e o objetivo da companhia é viabilizar viagens mais longas com esse tipo de automóvel.

O diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, revelou a ambição de conectar todo o Brasil com corredores elétricos.

“Com isso, estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos fazerem viagens intermunicipais, e até interestaduais, com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, comentou.

O programa tem cinco fases, e a expectativa é de que a primeira já esteja em funcionamento em 2022. Serão 13 rotas elétricas ligando São Paulo a cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, Curitiba, no Paraná, Baixada Santista e outras, totalizando 3250 quilômetros.

Os pontos de carga rápida poderão alimentar dois veículos simultaneamente e terão capacidade de 150 kWh, possibilitando o carregamento completo de um carro como o XC40 Recharge Pure Electric em até 40 minutos.

O diretor geral de operações e inovação da Volvo, João Oliveira, destacou que a companhia pretende difundir a eletrificação. “Assim como os quase 1.000 eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. Além de estarem disponíveis a proprietários de diversos modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas”.

Volvo XC40 100% elétrico

Outra novidade anunciada pela concorrente da Tesla Motors, do empresário Elon Musk, é que todos os veículos da linha XC40, a mais popular entre os modelos da marca, passarão a ser totalmente elétricos.

Essa transição começou em 2017, com o lançamento do XC90 Plug-in Hybrid. Em 2021, a empresa parou de comercializar carros exclusivamente movidos à combustão, fornecendo apenas modelos híbridos e elétricos.

Atualmente, o XC40 Recharge Pure Electric é o único totalmente elétrico. Porém, no início de 2022, a companhia estreará no Brasil o C40, segundo veículo que funcionará com esse recurso e será livre de combustão.

“Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Sem dúvida, esta é a maior frente de eletrificação já realizada em nosso país”, afirmou Oliveira.

Parceria com a EcoRodovias

A Volvo ainda firmou parceria com a EcoRodovias, empresa brasileira de infraestrutura que administra algumas rodovias no país, para promover a instalação de carregadores do tipo Wallbox em 52 bases de atendimento aos motoristas até fevereiro de 2022 nessas rotas.

“Esse é o mesmo modelo dos carregadores que já temos espalhados por todo o Brasil em shoppings, supermercados, hotéis, etc. Nossa intenção é termos mais pontos para uma carga de emergência, facilitando a viagem das pessoas e tranquilizando caso tenham algum imprevisto”, afirmou Ugo.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Letícia Matsuura e Gabriela Guedes
Imagem: Divulgação

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.