0

Inflação ao produtor nos EUA acelera e encosta em 10%

internacional

Inflação ao produtor nos EUA acelera e encosta em 10%

A inflação ao produtor anual dos EUA acelerou em novembro para 9,6%, no maior registro desde 2010, enquanto o registro mensal atingiu 0,8%

Inflação ao produtor nos EUA acelera e encosta em 10%
lucia-helena-boldrini

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 14 de dezembro – A taxa anual de inflação ao produtor dos EUA acelerou em novembro para 9,6%, no maior registro desde 2010 e bem acima do consenso, fazendo o pré-mercado de Nova York ampliar as perdas com expectativa de uma ação agressiva do Federal Reserve, banco central americano, que anuncia sua decisão de juros amanhã.

Às 10h45, o futuro do índice Nasdaq 100 – cujas ações são mais sensíveis a altas de juros, que podem ser antecipadas em 2022 para conter a escalada virulenta da inflação – caía 1,14%, mais que dobrando a queda registrada antes do indicador. O S&P500 e o Dow Jones, que antes operavam perto da estabilidade, caíam respectivamente 0,31% e 0,54%.

O Índice Dólar DXY devolveu parte da baixa, caindo 0,10%, e os rendimentos dos títulos de dez anos do Tesouro americano reduziram a alta a 0,4 ponto-base, a 1,428% ao ano. Também o petróleo Brent ampliou a queda, para 1,48%, abaixo de US$74 por barril, temeroso dos efeitos de aperto monetário antecipado nos Estados Unidos.

O índice de preços ao produtor, conhecido como IPP, acelerou de 0,60% em outubro para 0,80%, frustrando o consenso de desaceleração a 0,50%. O núcleo, que exclui a volatilidade de preços de energia e alimentos, avançou 0,70%, quando se previa repetição da taxa de outubro, 0,40%.

Já na comparação anual, o IPP a 9,60% em 12 meses encerrados em novembro ganhou um ponto percentual ante outubro e bateu o consenso de aceleração a 9,20%. A previsão era que o núcleo subisse de 6,80% para 7,20%, mas a leitura final foi a 7,70%, segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Guilherme Dogo
Imagem: Vinícius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.