Robert Kaplan vê anúncio do 'tapering' do Federal Reserve em setembro
Diretor do Federal Reserve, Robert Kaplan estima que a retirada de recompras de títulos deva começar em outubro ou pouco depois. Saiba mais!

Atualizado há 9 meses
São Paulo, 26 de agosto – A reunião de setembro seria o momento apropriado para o Federal Reserve anunciar a decisão de reduzir as compras de títulos do mercado, começando o chamado “tapering” em outubro ou pouco depois, com o processo sendo concluído em mais ou menos oito meses. Esta foi uma declaração do diretor do Fed de Dallas, Robert Kaplan, em entrevista à CNBC.
Ele afirmou que a economia americana está se recuperando e que isso abre espaço para a retirada dos estímulos, que acabam criando distorções, especialmente no mercado de crédito. O diretor do Federal Reserve de Dallas acredita que o mercado está preparado para a redução das compras mensais de US$120 bilhões em títulos, já que o assunto vem sendo tratado pelo banco central americano há um bom tempo.
Robert Kaplan acredita que consumidores e empresas de adaptaram à pandemia
Robert Kaplan diz também que não vê nada no horizonte que mude sua opinião sobre a atividade, mesmo com o crescimento dos casos da variante Delta do coronavírus. Segundo o diretor do banco central americano em Dalas, empresas e consumidores estão se tornando mais adaptáveis à pandemia. Disse que há reconhecimento que as ondas do vírus vão e vem.
Ele afirmou que a decisão de reduzir as recompras não deve ser vista como uma indicação da política de juros do Federal Reserve. Robert Kaplan destacou que são assuntos separados.
Expectativas sobre o discurso de Jerome Powell no simpósio Jackson Hole
O simpósio de Jackson Hole deste ano será epicentro de alguns anúncios, mas pode não ser palco do mais esperado pelos investidores. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, fará discurso na manhã desta sexta-feira no evento organizado pelo Federal Reserve de Kansas.
É consensual que a forma como se dará o recuo dos estímulos deverá impactar os mercados. Por isso, e se espelhando nas quedas recentes nos retornos desses ativos, espera-se que Jerome Powell faça a menor alusão possível a esse desmonte, conhecido como “tapering”. A expectativa também é que ele foque mais no teor da política monetária atual, no cenário econômico e nos riscos associados à aceleração do coronavírus.
Texto: Angelo Pavini
Edição: Felipe Corleta e Letícia Matsuura
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Leia também
Supremo considera constitucional autonomia do Banco Central
Rodrigo Pacheco acha possível aprovar uma Reforma Tributária ainda em 2021
Vieira: Com Reforma Tributária ampla, Rodrigo Pacheco pode resgatar pauta econômica
Últimas
Atualizado há cerca de 1 hora
Atualizado há cerca de 2 horas
Atualizado há cerca de 3 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.