Anunciado em 2019, novo arcabouço para vencimento de opções agrada investidor
Nova metodologia para os vencimentos de opções na B3, que vai passar a valer em maio, deve trazer maior tranquilidade para os investidores

Por
Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 16 de abril – Anunciada em dezembro de 2019, a nova metodologia para os vencimentos de opções na B3, que vai passar a valer em maio, deve trazer maior tranquilidade ao investidor, que deve ter mais tempo e grau de liberdade para gerir seu risco de exercício e ajustar suas posições em um período mais longo.
Data de vencimento de opções passará a ser na terceira sexta-feira do mês
De acordo com traders e contribuidores do TC, a alteração visa associar a data do vencimento do Brasil com o vencimento das bolsas americanas.
Entre outras novidades, a data de vencimento de uma opção deixará de ser a terceira segunda-feira de cada mês para ser a terceira sexta-feira do mês de vencimento. Se a data for um feriado, passa a ser o dia útil anterior. Na próxima segunda-feira, 19, será a última vez que o vencimento acontece no atual modelo.
“Já fui exercido algumas vezes por não operar na segunda e a ação subir justamente no último dia e sofri por ser exercido”, diz um trader sobre as vantagens do novo cronograma. Também pelo exercício acontecer em uma segunda-feira, há os riscos atrelados à pausa de dois dias, por conta do final de semana.
Último dia de negociação ocorrerá no pregão da data em que derivativos vencem
Outra alteração é que o último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, e sim, a própria data em que os derivativos vencem. O horário de encerramento, neste caso, será uma hora antes do pregão regular para contratos de opção de compra e de venda sobre ações, units e fundos negociados em bolsa, os ETFs, na sigla em inglês.
“Vejo a chance de operar no dia do fechamento como positivo. Você pode recomprar as suas opções e manter a ação na carteira”, afirma outro trader.
Texto: Bárbara Leite
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover
Leia também
Anvisa deve autorizar uso de plantas veterinárias para vacina da Covid, diz fonte
Sanita: Lojas Marisa vem rompendo canal de baixa de meses
Especial: Decisão do STF sobre Lula esquenta clima para corrida eleitoral
Últimas
Atualizado há cerca de 2 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.