0

Apetite por risco marca início de mês; no radar, PMI e produção industrial: Espresso

mercados

Apetite por risco marca início de mês; no radar, PMI e produção industrial: Espresso

Abril começa com apetite por risco nos mercados globais, em véspera de feriado, com confiança em alta por plano de estímulos de Biden

Apetite por risco marca início de mês; no radar, PMI e produção industrial: Espresso
tcuser

Atualizado há cerca de 1 ano

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 1 de abril – O mês de abril começa com apetite por risco nos mercados globais. É véspera de feriado, mas a confiança está em alta após a apresentação do ambicioso Plano do presidente americano Joe Biden de estímulos e com catalisadores novos que sinalizam retomada forte das maiores economias ocidentais.


PMIs europeus batem consenso e Stoxx Europe 600 renova recorde

O Índice dos Gerentes de Compras do setor industrial, PMI, para março veio acima do consenso na Alemanha, na Zona do Euro, batendo recordes históricos. No Reino Unido, o PMI teve a maior leitura em dez anos.

Os índices futuros do mercado americano avançam em bloco. Enquanto isso, o índice pan-europeu Stoxx Europe 600 renovou seu recorde em pontos. Os rendimentos dos títulos de longo prazo do Tesouro, também conhecidos como Treasuries yields, ainda acima de 1,71%, estão em queda leve.

O Índice Dólar DXY acompanha com viés de baixa; mais cedo, foi a 93,472 pontos na máxima, nível mais alto em cinco meses. O dólar quieto beneficia o petróleo. A commodity opera com altas de mais de 1,5% em dia de reunião dos países produtores, a Opep+, que pode estender o nível de produção por mais um mês.


Produção industrial recua com piora da crise da Covid-19

No Brasil, mesmo com leve queda de ontem, o Ibovespa emplacou ganho de 6% em março. Foi divulgado a produção industrial de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. O dado veio pior que o esperado, recuando 0,7% por efeito da crise sanitária. Esse impacto deve aparecer também no PMI fraco de março e nas vendas de veículos, segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, Fenabrave.

Na agenda econômica de hoje também tem o leilão semanal do Tesouro, que pode mexer com juros. A Anvisa rejeitou a vacina indiana Covaxin, mas aprovou o uso emergencial da vacina em dose única da Janssen, braço da Johnson & Johnson. O governo brasileiro prevê aquisição de 38 milhões de doses do imunizante. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a tendência do governo paulista é flexibilizar progressivamente as restrições à circulação em abril, porque as internações caem há duas semanas.

O pano de fundo na política é menos tenso. A crise em torno do Orçamento tem proposta encaminhada de corte de R$10 bilhões no valor de emendas parlamentares, mas está longe do fim.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: PMI, seguro-desemprego, Opep

Bolsas americanas fecham trimestre em alta de olho em Biden, Payroll e Opep: Espresso

Ibovespa cai com ajuste de carteiras, mas consolida primeira alta mensal de 2021

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.