0

Ataque a usina nuclear na Ucrânia assusta mercados

mercados

Ataque a usina nuclear na Ucrânia assusta mercados

Após o exército russo tomar controle da maior usina nuclear do continente, localizada na Ucrânia, mercados recuam, com aversão a risco

Ataque a usina nuclear na Ucrânia assusta mercados
corleta

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 4 de março – Os mercados no exterior recuam, com destaque para as bolsas na Europa, após o exército russo tomar controle da maior usina nuclear do continente, localizada na Ucrânia, enquanto investidores aguardam dados do Payroll nos Estados Unidos e do PIB brasileiro do quarto trimestre.

Os futuros do S&P500 perdiam 0,7% perto das 8h, enquanto o petróleo Brent avançava 1,82% e o índice VIX, que mede a volatilidade esperada para a S&P500 no curto prazo e serve como um termômetro do temor dos investidores, subia perto de 10%. O índice pan-europeu Stoxx600 perdia 2,58%.

O investidor segue atento ao impacto dos altos preços de energia na inflação global, a menos de duas semanas para a reunião de juros do Federal Reserve, banco central americano. A divulgação dos dados oficiais de emprego, que saem 10h30, deverá embasar fortemente a decisão da autarquia e provocar reação imediata nos mercados globais.

No Brasil, o rali das commodities deve seguir dando suporte para importantes papéis do Ibovespa e para o real brasileiro, ao beneficiar os termos de troca do país. O PIB brasileiro, a ser divulgado logo mais às 9h, deve mostrar crescimento anual de 1,1%, de acordo com o consenso TC.

Bolsa brasileira

O Ibovespa futuro deve abrir em queda, seguindo o exterior. O fundo de índice MSCI Brazil, EWZ, caía 1,42% no pré-mercado. As ADRs da Vale e da Petrobras perdiam 2,42% e 1,89%, respectivamente.

Câmbio e Juros

A expectativa é de abertura em alta para o dólar futuro, em linha com a aversão global a risco. A cauda curta da curva do DI deve refletir maiores projeções de inflação e taxa Selic; já a cauda longa deve seguir o câmbio.

Texto: Felipe Corleta
Edição: Gustavo Bonato
Imagem: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

79,91

1,41

+1,76%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

0,52

+1,39%

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

0,66

+1,93%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.