Ataque a usina nuclear na Ucrânia assusta mercados
Após o exército russo tomar controle da maior usina nuclear do continente, localizada na Ucrânia, mercados recuam, com aversão a risco

Atualizado há 3 meses
São Paulo, 4 de março – Os mercados no exterior recuam, com destaque para as bolsas na Europa, após o exército russo tomar controle da maior usina nuclear do continente, localizada na Ucrânia, enquanto investidores aguardam dados do Payroll nos Estados Unidos e do PIB brasileiro do quarto trimestre.
Os futuros do S&P500 perdiam 0,7% perto das 8h, enquanto o petróleo Brent avançava 1,82% e o índice VIX, que mede a volatilidade esperada para a S&P500 no curto prazo e serve como um termômetro do temor dos investidores, subia perto de 10%. O índice pan-europeu Stoxx600 perdia 2,58%.
O investidor segue atento ao impacto dos altos preços de energia na inflação global, a menos de duas semanas para a reunião de juros do Federal Reserve, banco central americano. A divulgação dos dados oficiais de emprego, que saem 10h30, deverá embasar fortemente a decisão da autarquia e provocar reação imediata nos mercados globais.
No Brasil, o rali das commodities deve seguir dando suporte para importantes papéis do Ibovespa e para o real brasileiro, ao beneficiar os termos de troca do país. O PIB brasileiro, a ser divulgado logo mais às 9h, deve mostrar crescimento anual de 1,1%, de acordo com o consenso TC.
Bolsa brasileira
O Ibovespa futuro deve abrir em queda, seguindo o exterior. O fundo de índice MSCI Brazil, EWZ, caía 1,42% no pré-mercado. As ADRs da Vale e da Petrobras perdiam 2,42% e 1,89%, respectivamente.
Câmbio e Juros
A expectativa é de abertura em alta para o dólar futuro, em linha com a aversão global a risco. A cauda curta da curva do DI deve refletir maiores projeções de inflação e taxa Selic; já a cauda longa deve seguir o câmbio.
Texto: Felipe Corleta
Edição: Gustavo Bonato
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Nesta matéria
VALE3
VALE S.A.
79,91
1,41
+1,76%
Relacionadas
PETR3
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
37,24
0,52
+1,39%
PETR4
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
34,24
0,66
+1,93%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 3 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.