0

B3 lança programa de capacitação sobre mercado financeiro para pessoas negras

mercados

B3 lança programa de capacitação sobre mercado financeiro para pessoas negras

O programa de capacitação sobre mercado financeiro voltado para pessoas negras da B3 é gratuito, online e sem limites de vagas

B3 lança programa de capacitação sobre mercado financeiro para pessoas negras
anderson-lima

Atualizado há 6 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 29 de novembro – A bolsa brasileira, B3, abriu as inscrições para seu programa de capacitação voltado para pessoas negras. O curso traz conteúdos específicos sobre educação financeira e mercado financeiro e tem o objetivo de aumentar a quantidade de profissionais negros atuando nesse segmento.

Segundo a empresa, capacitar e elevar a empregabilidade dos participantes também estão dentro do escopo. O programa é gratuito, online e não há limite de vagas, apenas sendo necessário o atendimento aos critérios de seleção: ter 18 anos ou mais e ser pessoa preta ou parda.

Ao cumprirem os pré-requisitos, os candidatos poderão se desenvolver “através de uma trilha completa, inédita e exclusiva de conteúdos sobre o mercado financeiro criada por profissionais altamente capacitados”, diz a página de inscrição. Os módulos incluem conteúdos sobre como organizar as próprias finanças, realizar investimentos, além de teorias sobre o mercado financeiro e de capitais.

Os alunos que tiverem bom aproveitamento passam para uma segunda fase, em que serão feitas análises das respostas dadas pelos participantes durante a inscrição, junto com seus currículos, no intuito de encontrar pessoas que se identificam e têm interesse em atuar profissionalmente no mercado financeiro. Nessa etapa, 200 pessoas serão selecionadas e continuarão tendo conteúdo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego.

O passo final do programa de capacitação da B3 será a escolha de 60 alunos que serão contemplados com uma bolsa de estudo para cursos preparatórios com certificações significativas no mercado financeiro, tais como o Programa de Qualificação Operacional, PQO, e o Certificado Nacional do Profissional de Investimento, CNPI, entre outras. A própria B3 poderá contratar alguns dos alunos que passarem para a etapa de entrevistas. As inscrições acontecem até o fim de dezembro.

Outras ações

O anúncio do programa de capacitação feito pela B3 aconteceu durante evento organizado pela própria bolsa na última segunda-feira, 22. A programação envolveu ações afirmativas, como o toque de campainha pela equidade racial e debates em torno do combate ao racismo estrutural.

“Para a B3, evoluir em diversidade é prioridade e estamos no caminho. Só neste ano, até outubro, cerca de 25% das pessoas que contratamos eram negras. Há três anos, as pessoas negras representavam cerca de 10%. Hoje, representam quase 20% dos nossos funcionários”, comentou o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

De acordo com a diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3, Ana Buchaim, promover a diversidade e inclusão é meta corporativa da empresa. “Fomentando o diálogo, promovemos uma cultura baseada em respeito, ao mesmo tempo em que criamos um ambiente voltado para o desenvolvimento das pessoas. É assim que queremos evoluir”, conclui.

Texto: Anderson Lima
Edição: Stéfanie Rigamonti
Imagem: Divulgação / Cauê Diniz

Nesta matéria

B3SA3

B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, ...

11,73

0,23

+1,94%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.