0

Banco Central muda relatório Focus e inclui detalhes do IPCA, PIB e emprego

mercados

Banco Central muda relatório Focus e inclui detalhes do IPCA, PIB e emprego

O Relatório Focus incluiu detalhes do IPCA, PIB e emprego. As mudanças integram etapa de aprimoramento, segundo o Banco Central. Veja!

Banco Central muda relatório Focus e inclui detalhes do IPCA, PIB e emprego
cintia-thomaz

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

Rio de Janeiro, 16 de setembro – O tradicional relatório Focus, pesquisa semanal com as medianas de expectativas de mercado feitas por economistas do país, vai incluir novas projeções. O boletim agora terá detalhes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, do Produto Interno Bruto, PIB, e da taxa de desocupação, segundo nota divulgada nesta quinta-feira, 16, pelo Banco Central.

De acordo com a autoridade monetária, a mudança ocorreu em 14 de setembro e terá reflexo na divulgação semanal do relatório, que ocorre às segundas-feiras. O Banco Central também informou que o relatório Focus passará a divulgar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos cinco dias úteis e o respectivo número de respondentes para os horizontes dos anos corrente e seguinte.

Relatório Focus inclui dados do mercado de trabalho

Com a novidade, o boletim passará a trazer projeções mensais e anuais para os componentes do IPCA, como os preços administrados, livres, de serviços, de bens industrializados e de alimentação em domicílio. Além disso, o documento deverá divulgar as estimativas mensais e anuais para a taxa de desocupação.

Por fim, trará expectativas anuais para componentes do PIB pela ótica da demanda, considerando o consumo das famílias e da administração pública, a formação bruta de capital fixo e importação e exportação de bens e serviços.

Produção industrial e PIB trimestral de agropecuária, indústria e serviços ficam de fora do boletim

Com a mudança, o relatório Focus não analisará mais projeções para a variação da produção industrial e variações trimestrais do PIB de agropecuária, indústria e serviços. No entanto, a coleta de estimativas anuais para o PIB dos três setores está mantida.

Desde o início de 2021, o Banco Central tem feito alterações no relatório Focus. A autarquia justificou, em nota, que as mudanças integram nova etapa desse processo de aprimoramento.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Gabriela Guedes, Letícia Matsuura e Fernanda de Almeida
Arte: Mover

Leia também

Ministro da Saúde suspende aplicação da Pfizer em adolescentes sem comorbidades

Pressões regulatórias na China e incertezas sobre os precatórios estão no radar dos investidores

Lira volta a questionar política de preços da Petrobras e derruba ações da estatal

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.