Banco do Brasil (BBAS3) lança ETF de Ibovespa com menor taxa do mercado
Começaram a ser negociadas hoje na B3 as cotas do fundo, também chamado de ETF, de Índice Bovespa da BB DTVM.

Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 13 de outubro – Começaram a ser negociadas hoje na B3 as cotas do fundo de Índice Bovespa da BB DTVM. O fundo, também chamado de ETF, ou Exchange Traded Fund, permite ao investidor aplicar em todas as ações do índice com pequenos valores.
O fundo, que tem código de negociação BBOV11, é o segundo da BB DTVM e o 19º da B3, além de ser o quinto ETF referenciado no Ibovespa. O ETF do BB terá a menor taxa de administração do mercado para fundos atrelados ao Ibovespa, de 0,18% ao ano.
O ETF funciona como uma empresa, que compra ações de acordo com as carteiras de determinado índice. Depois, vende contas na bolsa, e cada cota representa todas as ações do índice. Com isso, permite ao investidor ter uma carteira igual à do Ibovespa, que custaria milhões de reais, por apenas R$50,00 no caso do ETF da BB DTVM. O investidor pode então comprar e vender cotas do ETF para outros investidores, como se fosse uma ação.
Para Mario Palhares, diretor de Produtos Listados da B3, a diversificação da carteira do ETF reduz o risco do investidor. Além disso, a praticidade de investimento com baixa aplicação inicial e a transparência na negociação realizada em bolsa, chama a atenção do investidor.
ETF do BB terá a menor taxa
Líder de mercado, a BB DTVM possui patrimônio líquido superior a R$ 1,15 trilhão sob gestão, mas chega um pouco atrasada ao segmento de ETFs, depois de concorrentes como Itaú Unibanco, Bradesco, BlackRock e até Caixa Econômica Federal. Como compensação, o ETF terá a menor taxa de administração do mercado para fundos Ibovespa.
Para Carlos André, presidente da BB DTVM “lançamos o BB ETF Ibovespa com a melhor taxa de administração do mercado, mais uma iniciativa em linha com nosso compromisso de promover a diversificação e assim melhorar continuamente a jornada dos investidores”, disse.
Vantagens do ETF
Segundo a B3, o ETF traz uma série de vantagens aos investidores, como: liquidez, uma vez que conta com formadores de mercado e é negociado em bolsa, sendo comprado e vendido como se fosse uma ação; diversificação, com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em uma cesta de ativos; e transparência, com divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa.
Texto: Angelo Pavini
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.