0

Banco do Brasil (BBAS3) lança ETF de Ibovespa com menor taxa do mercado

mercados

Banco do Brasil (BBAS3) lança ETF de Ibovespa com menor taxa do mercado

Começaram a ser negociadas hoje na B3 as cotas do fundo, também chamado de ETF, de Índice Bovespa da BB DTVM.

Banco do Brasil (BBAS3) lança ETF de Ibovespa com menor taxa do mercado
angelo-pavini

Atualizado há mais de 1 ano

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 13 de outubro – Começaram a ser negociadas hoje na B3 as cotas do fundo de Índice Bovespa da BB DTVM. O fundo, também chamado de ETF, ou Exchange Traded Fund, permite ao investidor aplicar em todas as ações do índice com pequenos valores.

O fundo, que tem código de negociação BBOV11, é o segundo da BB DTVM e o 19º da B3, além de ser o quinto ETF referenciado no Ibovespa.  O ETF do BB terá a menor taxa de administração do mercado para fundos atrelados ao Ibovespa, de 0,18% ao ano.

O ETF funciona como uma empresa, que compra ações de acordo com as carteiras de determinado índice. Depois, vende contas na bolsa, e cada cota representa todas as ações do índice. Com isso, permite ao investidor ter uma carteira igual à do Ibovespa, que custaria milhões de reais, por apenas R$50,00 no caso do ETF da BB DTVM.  O investidor pode então comprar e vender cotas do ETF para outros investidores, como se fosse uma ação.

Para Mario Palhares, diretor de Produtos Listados da B3, a diversificação da carteira do ETF reduz o risco do investidor. Além disso, a praticidade de investimento com baixa aplicação inicial e a transparência na negociação realizada em bolsa, chama a atenção do investidor.

ETF do BB terá a menor taxa

Líder de mercado, a BB DTVM possui patrimônio líquido superior a R$ 1,15 trilhão sob gestão, mas chega um pouco atrasada ao segmento de ETFs, depois de concorrentes como Itaú Unibanco, Bradesco, BlackRock e até Caixa Econômica Federal. Como compensação, o ETF terá a menor taxa de administração do mercado para fundos Ibovespa.

Para Carlos André, presidente da BB DTVM “lançamos o BB ETF Ibovespa com a melhor taxa de administração do mercado, mais uma iniciativa em linha com nosso compromisso de promover a diversificação e assim melhorar continuamente a jornada dos investidores”, disse.

Vantagens do ETF

Segundo a B3, o ETF traz uma série de vantagens aos investidores, como: liquidez, uma vez que conta com formadores de mercado e é negociado em bolsa, sendo comprado e vendido como se fosse uma ação; diversificação, com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em uma cesta de ativos; e transparência, com divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.