Bitcoin, Imposto de Renda, privatização da Eletrobras: Mais Lidas
A ordem executiva de Biden sobre mercado cripto deu fôlego ao Bitcoin, que foi perdido nos dias seguintes; veja notícias mais lidas da Mover

Atualizado há 2 meses
São Paulo, 13 de março – O Bitcoin continua no radar dos investidores. Desta vez, a pioneira das criptomoedas disparou na quarta-feira, 9, após o Tesouro americano publicar acidentalmente uma declaração que antecipou a ordem do presidente do país, Joe Biden, sobre o mercado de criptoativos.
A matéria sobre como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda também chamou a atenção dos leitores do portal Mover na semana. O prazo para a declaração começou na segunda-feira, 7, e termina em 28 de abril.
A privatização da Eletrobras voltou aos holofotes com a entrevista do secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, à TC Rádio. Segundo ele, o governo espera aprovar a desestatização no Tribunal de Contas da União até o início do mês que vem. Confira abaixo as notícias mais lidas da semana!
Ânimo do Bitcoin
A quarta-feira foi agitada para o mercado de criptoativos. Já na madrugada, o Tesouro dos Estados Unidos antecipou a ordem do presidente Joe Biden sobre o setor com a publicação acidental de uma declaração. O órgão chegou a apagar, mas prints do documento circularam entre os investidores.
Embora não contenha a regulamentação dos criptoativos, a documentação prevê proteção a consumidores, investidores e negócios. Além disso, mostra estudos sobre impacto ambiental da mineração e sobre o dólar digital. O mercado de criptomoedas se animou e reagiu positivamente.
Logo pela manhã, o Bitcoin já superava US$42 mil, subindo mais de 7% em comparação com o dia anterior. Segundo o CoinGecko, o valor de mercado da criptomoeda encostou em US$800 mil, mais de 40% da capitalização dos criptoativos.
No restante da semana, no entanto, o Bitcoin devolveu os ganhos. A criptomoeda está acompanhando o pessimismo do mercado quanto à macroeconomia global, como a inflação.
Declaração de Bitcoin no Imposto de Renda
Os investidores de Bitcoin e outras criptomoedas devem declarar Imposto de Renda referente a 2021 até 28 de abril. A Receita Federal disponibilizou o aplicativo para os brasileiros prestarem contas ao Leão.
Desde o ano passado, há um campo específico para declarar esses tipos de investimentos, e o passo a passo para declarar os criptoativos pode ser conferido na matéria da Mover.
Privatização da Eletrobras
Além do Bitcoin, os investidores estão de olho na privatização da Eletrobras, cujo fim do processo está previsto pelo governo para maio.
O secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, disse que o governo espera aprovar a privatização da Eletrobras no TCU até o início de abril, em entrevista à TC Rádio.
“A privatização da Eletrobras é fundamental para a modernização do setor elétrico como um todo. Perder essa janela é muito perigoso, por isso não cogitamos essa hipótese”, afirmou o secretário.
A ação ordinária (ELET3) e a preferencial classe B (ELET6) da companhia elétrica acumularam perdas de 1,90% e 3,48%, respectivamente.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinícius Martins / Mover
Nesta matéria
ELET3
CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...
41,58
1,42
+3,53%
Relacionadas
ELET6
CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...
40,38
0,75
+1,89%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 20 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.