0

Bolsa abre no Carnaval? Veja os horários de funcionamento do mercado financeiro

mercados

Bolsa abre no Carnaval? Veja os horários de funcionamento do mercado financeiro

Bolsa brasileira permanecerá fechada durante o feriado do Carnaval, voltando as operações na tarde da quarta-feira de cinzas

Bolsa abre no Carnaval? Veja os horários de funcionamento do mercado financeiro
beatriz-cantadori

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 24 de fevereiro – O mercado financeiro permanecerá fechado durante o feriado de Carnaval, com as negociações na Bolsa de Valores brasileira, a B3, e no Tesouro Direto suspensas na segunda-feira, 28, e na terça-feira, 1 de março, com o retorno à normalidade na tarde da quarta-feira de cinzas, 2 de março.

A pausa ocorrerá mesmo com a suspensão das comemorações do Carnaval pelo país, como medida de contenção da covid-19.

O feriado pode deixar os mercados mais voláteis na sexta-feira, com movimentação estratégica de investidores para quatro dias de pregão local fechado em meio às incertezas do conflito na Ucrânia.

As negociações de fundos de índices de renda fixa e de derivativos, além dos mercados de renda variável, renda fixa privada e empréstimo de ativos, também estarão paralisados nesses dias.

As operações de títulos de agronegócio e investimentos em Tesouro Direto estarão suspensas, assim como negociações e registros no mercado de câmbio pronto, contratações, compensações, movimentações de garantias e liquidações na Câmara de Câmbio da B3. Também não haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.

Na quarta-feira, a B3 retomará as operações mais tarde, a partir das 13h00, e o Tesouro Direto iniciará as atividades às 14h00, com encerramento às 18h. A confirmação de investimentos incluídos na sexta-feira, 25, acontecerá normalmente na quarta, até as 11h00.

O registro de títulos do agronegócio e as liquidações na Câmara B3 e na Central Depositária de Renda Variável da B3 voltam a ocorrer na quarta-feira em horário normal.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos decidiu seguir o feriado e as agências estarão fechadas na segunda e terça-feira de Carnaval. Os serviços serão reestabelecidos na quarta-feira, ao meio-dia, com término do expediente em horário normal.

As contas de consumo, como água, telefone e energia, e carnês com vencimento para os dois dias do feriadão poderão ser pagos em 2 de março, sem acréscimos de juros.

Em municípios onde os bancos fecham antes das 15h00, o retorno às atividades será antecipado, de modo a garantir pelo menos três horas de atendimento ao público.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Letícia Matsuura e Gabriela Guedes
Imagem: Divulgação

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.