0

Bolsa retoma os 95 mil pontos com otimismo por Previdência

mercados

Bolsa retoma os 95 mil pontos com otimismo por Previdência

Índice Bovespa se distanciou ainda mais do pessimismo no cenário internacional e fechou em alta; dólar teve leve queda

Bolsa retoma os 95 mil pontos com otimismo por Previdência
tcuser

Atualizado há cerca de 3 anos

Ícone de compartilhamento

A bolsa reagiu ao otimismo de que o ano do governo vai começar para valer na semana que vem. A defesa mais incisiva à reforma da Previdência feita por Jair Bolsonaro nas redes sociais vem ao encontro da tese de que o bom andamento do processo dependerá também do engajamento do presidente, que acha possível uma aprovação na Câmara ainda no primeiro semestre. A tramitação da pauta deve começar na quarta-feira, com a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, assim espera o presidente da casa Rodrigo Maia. E já na segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reunião para tratar do assunto.

 

Aliás, pegou bem entre investidores a informação que circulou na comunidade TC de que Guedes disse à Broadcast que o mapeamento do governo indica que faltariam 48 votos para que a reforma seja aprovada na Câmara. Com isso, o índice Bovespa se distanciou ainda mais do pessimismo no cenário internacional e fechou em alta de 1,09% a 95.364 pontos nesta sexta-feira, acumulando variação positiva de 0,80% na semana. Os juros futuros também reagiram positivamente e reduziram prêmios de risco, com leves variações: o contrato para janeiro 2020 ficou estável.

 

O dólar futuro encerrou a sessão em leve desvalorização de 0,12%, cotado a R$3,872, perto dos maiores níveis em 2019. A moeda americana na B3 sentiu um movimento de ajuste após quatro altas seguidas – subiu 2,43% na semana –, em sintonia com o comportamento da divisa frente a demais moedas globais. Os dados mistos do mercado de trabalho americano, com criação de apenas 20 mil vagas de emprego em fevereiro, ante o consenso de 181 mil, fortaleceram as incertezas sobre a saúde da economia global. Investidores começam a ponderar se o Federal Reserve pode seguir os passos do Banco Central Europeu e acenar para maior flexibilização na política monetária diante da desaceleração econômica. Neste sentido, segundo um operador de câmbio, houve desmonte de posições compradas em dólar, induzindo à correção.

 

Já os índices Dow Jones e S&P500 recuaram 0,09% e 0,21%, respectivamente, sob as preocupações quanto ao efeito da fraqueza na atividade sobre os lucros das empresas. Para completar o panorama ruim, a China teve queda de 20,7% nas exportações de fevereiro, reflexo da guerra comercial encabeçada com os EUA e que ainda não dá sinais concretos de estar próxima a um acordo definitivo.

 

A próxima semana marca a retomada da temporada de resultados corporativos do quarto trimestre após a pausa na semana do Carnaval. Empresas como Braskem, Embraer, Azul, Unipar, BR Malls, Estácio, Iochpe-Maxion, M.Dias Branco, Multiplus e Minerva apresentarão seus números aos investidores. Os balanços trimestrais das empresas podem ajudar a firmar tendência na bolsa em um momento no qual o mercado aguarda novidades concretas acerca da tramitação da reforma da Previdência no Congresso e das conversas comerciais entre EUA e China.

 

A agenda de indicadores está carregada, com destaque para o Brasil. Depois de dados de produção e vendas de veículos em fevereiro, na segunda-feira, o investidor conhecerá o índice oficial de inflação no país, o IPCA, referente ao mês de fevereiro, na terça-feira, produção industrial de janeiro, na quarta-feira, e vendas do varejo em janeiro, na quinta-feira. Lá fora, ênfase também para indicadores de preços nos EUA, Zona do Euro e Alemanha, além de números de produção industrial americana e europeia, e evolução do crédito na China.

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.