0

Bolsas americanas apontam para recuperação, à espera de dados de emprego

mercados

Bolsas americanas apontam para recuperação, à espera de dados de emprego

Ibovespa poderá abrir em alta, recuperando-se de dois dias de baixa e acompanhando as bolsas americanas, cujos futuros operam mistos

Bolsas americanas apontam para recuperação, à espera de dados de emprego
guilherme-maradei-dogo

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 4 de fevereiro – A sexta-feira inicia com preocupações fiscais no Brasil, mas os futuros de bolsas americanas apontam para uma recuperação à espera dos dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, divulgados através do relatório Payroll.

Investidores buscam pechinchas nos mercados acionários dos EUA, depois de uma sessão sangrenta ontem após os resultados decepcionantes da Meta. A empresa controladora do Facebook derreteu mais de 25% na quinta-feira e puxou o índice Nasdaq 100 para a pior queda desde setembro de 2020. Contudo, os fortes resultados da Amazon no pós-mercado foram animadores e hoje guiam a recuperação das bolsas.

Por volta das 8h30, as ações da Meta se recuperavam ligeiramente, subindo 0,52%, enquanto os papéis da varejista disparavam mais de 12%. No pré-mercado, o índice Nasdaq futuro puxava a fila e avançava 0,58%, enquanto S&P500 rondava a estabilidade e o Dow Jones caía 0,45%.

O preço do barril do petróleo Brent, referência para a Petrobras, estende os ganhos da sessão de ontem, com as preocupações sobre o fornecimento dos Estados Unidos em meio a uma tempestade de inverno. Às 8h35, o Brent futuro subia 1,87% a US$92,81 por barril, na máxima em mais de sete anos.

A agenda é esvaziada, apesar de trazer um dos dados mais importantes da semana, o Payroll, relatório de emprego urbano, às 10h30. O consenso do mercado é para criação de 150 mil vagas, mas estimativas de bancos e casas de análise variam até para o fechamento de 400 mil postos de trabalho. O dado é importante para compreender o impacto da variante ômicron no mercado de trabalho americano e se ele será passageiro, como esperam os diretores do Federal Reserve, banco central americano.

Aqui no Brasil as preocupações giram em torno dos arranjos políticos para reduzir os preços dos combustíveis, que podem prejudicar a arrecadação do ano e afetar as contas públicas. O presidente Jair Bolsonaro e Guedes participam de um evento da Caixa Econômica às 14h e podem tecer comentários sobre os projetos.

Bolsa brasileira

Ibovespa futuro poderá abrir em alta, recuperando-se de dois dias de baixa. A recuperação do pré-mercado americano e alta das commodities são gatilhos positivos. ADRs da Petrobras caíam 1,22%, enquanto da Vale subiam 1,11%.

Câmbio

As discussões sobre redução de impostos de combustíveis e a piora do ambiente fiscal no país podem pesar no câmbio. Dados positivos do Payroll podem fazer com que o Índice Dólar DXY ganhe força e pressione o real.

Juros

Os juros podem abrir em alta, repercutindo as discussões sobre o corte de impostos para reduzir o preço de combustíveis e as commodities em alta, que pode pressionar a inflação.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Gustavo Bonato e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

77,89

-2,02

-2,53%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

36,82

-0,85

-2,25%

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

0,00

-0,56

-1,63%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.