0

Bolsas em NY sobem e petróleo cai enquanto Rússia avança na Ucrânia

mercados

Bolsas em NY sobem e petróleo cai enquanto Rússia avança na Ucrânia

Gestores analisam que as bolsas e o mercados voláteis refletem a percepção de que a guerra pode ser curta devido ao poder bélico da Rússia

Bolsas em NY sobem e petróleo cai enquanto Rússia avança na Ucrânia
gabriel-brondi

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 25 de fevereiro – Os principais ativos de risco no exterior operavam no positivo no início desta tarde, anulando as quedas nas bolsas mais cedo, e o petróleo recuava, em meio ao violento avanço das tropas da Rússia na Ucrânia, alimentando especulações de um rápido fim ao conflito entre as duas nações.

A sessão de hoje repete o padrão de acentuada volatilidade vista na véspera, quando a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia e países ocidentais condenaram o ataque.

Para gestores como Dan Kawa, da TAG Investimentos, o mercado volátil reflete a percepção de que a guerra pode ser curta devido ao poder bélico da Rússia, e que a reação das potências do Ocidente tem sido muito mais branda do que o esperado.

As bolsas americanas S&P500 e Dow Jones apagaram tombos de mais de 1% e se firmavam em território positivo, subindo mais de 1,20%, por volta das 12h55. Os rendimentos dos títulos de dívida do governo americano, conhecidos como Treasuries, também avançavam.

O petróleo Brent recuava 5,3% a US$93,83 o barril por volta do mesmo horário. A commodity começou a apresentar um viés de queda após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defender na véspera que está disposto a liberar mais reservas estratégicas de petróleo, quando julgar necessário.

O Ibovespa também virava e passava a subir, avançando 0,16%, enquanto o dólar futuro acentuava alta, em elevação de 0,53%, negociado a R$5,201, em dia de vencimento dos contratos. Na mesma linha, os contratos de juros futuros avançavam até 7,5 pontos-base, refletindo expectativa do mercado de uma maior inflação.

A melhora do sentimento do mercado global também se refletia no contrato de ouro futuro – ativo mais procurado em eventos de forte aversão ao risco – que recuava 0,74% no mesmo horário.

Além de refletir movimentos técnicos característicos de fim de mês, com fluxos de rebalanceamento em índices referência, como o MSCI Brazil, o investidor também olha para os dados econômicos nos Estados Unidos e a postura de autoridades monetárias em relação à espiral inflacionária global e os juros na conjuntura atual, disse a contribuidora de renda fixa e macro trading do TC, Fernanda Pereira.

Pano de fundo

As bolsas globais iniciaram a virada no meio da manhã, após notícias de agências locais na Ucrânia de que o governo do presidente Volodymyr Zelensky estaria disposto a repensar sua entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan.

A entrada da Ucrânia na Otan é vista pela Rússia como uma ameaça à sua soberania e segurança nacional. Segundo a agência Reuters, o governo da Ucrânia estaria disposto a discutir a declaração de que é neutra. Para a Rússia, a desmilitarização ucraniana seria uma parte essencial do plano.

Imagens de televisão já mostram tropas russas cercando Kiev, menos de 48 horas depois do início do ataque russo, o que eleva dúvidas sobre a capacidade do presidente Volodimir Zelensky, alinhado com o Ocidente, de resistir no poder por muito tempo. Uma ocupação total russa, sem resistência, poderia fazer o conflito entrar em uma nova fase, muito mais focada em política, diplomacia e anúncios de sanções.

Hoje o presidente chinês Xi Jinping disse ao presidente russo Vladimir Putin que Moscou deveria negociar com o governo em Kiev. Um conflito prolongado na Ucrânia poderia retardar o plano dos maiores bancos centrais do mundo de normalizar a liquidez extra usada para combater a pandemia do coronavírus dois anos atrás.

Texto: Gabriel Brondi
Edição: Gustavo Bonato e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.