Bolsas têm semana de perdas; no radar, super quarta, G7, Eletrobras, reformas: Espresso
O Ibovespa teve sua primeira semana de perdas após três de alta, enquanto nos EUA a cautela com crescimento impactou nas bolsas. Confira!

Por
Atualizado há 11 meses
São Paulo, 11 de junho – O Ibovespa fechou em queda hoje, encerrando uma semana de ajuste, a primeira de perdas após três de alta e de recordes históricos. Enquanto isso, o dólar registrou a primeira semana de ganhos sobre o real depois de duas de quedas e se afastou do nível de R$5,00 no mercado futuro. No exterior, as bolsas americanas tiveram pequenas altas no dia, com o S&P500 batendo novo recorde por alguns poucos pontos.
Cautela com crescimento da economia nos EUA mexeu com as bolsas
Apesar da alta de hoje, o Dow Jones Industrials terminou a semana em baixa. Isto refletiu maior cautela com o crescimento da economia americana, que derrubou também os juros longos. O rendimento dos Treasuries de dez anos terminou o dia em queda de 0,5 ponto-base, a 1,454%. Esta foi uma das taxas mais baixas desde março, ante 1,56% no fim da semana passada.
Já o S&P500 teve a terceira semana de alta e o Nasdaq, a quarta. As bolsas foram puxadas pelo setor de tecnologia. O dólar se valorizou hoje no mercado internacional, com o índice DXY subindo 0,5% hoje, encerrando a semana com alta de 0,4%. Já o ouro caiu 0,9% com a alta do dólar e acumulou perda de 0,8% na semana. O petróleo seguiu em alta e fechou a terceira semana de ganhos, com o Brent atingindo o maior nível desde maio de 2019 e o WTI, deste outubro de 2018, o que explica tanto a alta do Ibovespa quanto a do real.
Os últimos pregões das bolsas foram marcados pela expectativa com as decisões de política monetária nos EUA e no Brasil na semana que vem, na super quarta. O retrocesso nas discussões sobre novos pacotes de estímulos no Congresso americano também está no radar. Apesar dos esforços de um grupo de senadores democratas e republicanos, de elaborar uma proposta comum para o setor de infraestrutura, sem aumento de impostos, as negociações entraram em compasso de espera.
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Leia também
Resumo da Semana: Corretoras, MP da Eletrobras, Natura (NTCO3)
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.