Calendário Econômico: Taxa de juros nos EUA, vencimento de opções, varejo
Os destaques do Calendário Econômico desta quarta são a decisão dos juros nos EUA, dados sobre varejo americano e vencimento de opções na B3

Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 16 de dezembro – O destaque do Calendário Econômico desta quarta-feira é a reunoão do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC na sigla em inglês, do Federal Reserve para decidir a taxa de juros dos Estados Unidos. Também está na agenda econômica a divulgação dos dados sobre o varejo americano. No Brasil, vencem as opções sobre o Ibovespa e o Ibovespa futuro. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.
Reino Unido – O Calendário Econômico desta quarta-feira inicia com os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, industrial, de serviços e composto, que inclui os dois setores, de dezembro. O concenso TC aponta aceleração em todos os setores.
Vencimentos – A quarta-feira também marca o vencimento das opções sobre o Índice Bovespa e do Ibovespa futuro.
IPC-S – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, IPC-S. Na quadrissemana anterior, o IPC-S apresentou alta de 1,35%.
Investor Day – A B3, bolsa brasileira, a Azul e a BR Malls farão o Investor Day para apresentarem as expectativas das empresas para os próximos anos.
Fluxo cambial – Sai o fluxo cambial brasileiro. Na semana anterior, houve saldo de US$476 milhões.
Congresso – Está na agenda econômica da quarta-feira do Congresso Nacional as votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, de 2021 e dos vetos presidenciais do Marco do Saneamento.
PNE 2025 – O Ministério de Minas e Energia lança o Plano Nacional de Energia para até 2025, o PNE 2025.
FOMC – O Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, banco central americano, se reunirá para decidir as taxas de juros dos Estados Unidos. A coletiva com o presidente do Fed, Jerome Powell, acontece às 16h30, horário de Brasília.
Varejo – Saem dados sobre vendas no varejo americano de novembro, que devem apresentar queda de 0,40% na comparação mensal. A estimativa para o núcleo do varejo, que exclui combustíveis, automóveis, construção e alimentos, é de estabilidade em novembro.
PMI americano – Os PMIs industrial, de serviços e composto de dezembro dos Estados Unidos serão divulgados no final da manhã da quarta.
Mercado Imobiliário – Fica no radar dos investidores a divulgação do índice do mercado imobiliário residencial NAHB de dezembro. O consenso é que o índice caia de 90 pontos para 88 pontos.
Estoques das empresas – Também sai a variação nos estoques das empresas americanas de outubro. A expectativa é de alta de 0,70% em relação a setembro.
Texto: Letícia Matsuura
Edição Angelo Pavini
Imagem: Divulgação
Últimas
Atualizado há cerca de 9 horas
Atualizado há cerca de 10 horas
Atualizado há cerca de 11 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.