0

Campos Neto: Expectativas para o PIB do Brasil devem ser revisadas para cima

mercados

Campos Neto: Expectativas para o PIB do Brasil devem ser revisadas para cima

"Não temos crescimento magnífico, mas enxergamos uma melhora no curto prazo", disse hoje o presidente do BC, Campos Neto, em evento online

Campos Neto: Expectativas para o PIB do Brasil devem ser revisadas para cima
gabriel-pontes

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

Brasília, 7 de abril – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que as expectativas do mercado para o crescimento do país em 2022 devem ser revistas para cima diante de uma trajetória positiva trazida principalmente pela escalada dos preços de commodities.

“Não temos crescimento magnífico, mas enxergamos uma melhora no curto prazo”, disse Campos Neto, em evento online promovido pela ‘Legend Investimentos’.

Atualmente, os agentes econômicos projetam um crescimento de 0,50% da atividade econômica neste ano, de acordo com o mais recente boletim Focus, de 28 de março.

Questionado sobre as eleições presidenciais neste ano, Campos Neto afirmou que a melhora dos resultados fiscais observada no curto prazo já está “mais ou menos” consolidada.

“Entramos em uma fase onde nada mais poderá ser executado. A lei eleitoral não permite fazer isso”, explicou, o que segundo ele limita a piora de eventuais riscos fiscais ao país.

Câmbio

De acordo com o presidente do BC, a performance positiva do real ante o dólar neste início do ano pode ser explicada, em parte, pela “correlação correta” entre os preços das commodities e o câmbio.

Ele também listou, em sua explicação, o diferencial de juros observado no Brasil e em outras economias, bem como o trabalho realizado pelo Banco Central, como fatores que explicam a desvalorização do dólar.

Em um ambiente de inflação elevada, Campos Neto diz haver uma “rotação” de carteiras, por parte do investidor, para empresas que sobrevivam melhor a um ambiente de preços pressionados, caso do Brasil, o que justifica o fluxo de recursos para o país.

Política monetária

Segundo Campos Neto, o BC tem os instrumentos para combater a inflação elevada no país. Ele ponderou, também, que a calibragem dos ajustes monetários dependem da extensão dos choques, como o conflito no Leste Europeu.

Greve

Campos Neto afirmou esperar uma solução rápida da greve dos servidores do BC para que possa destravar projetos tecnológicos paralisados pelo movimento. Ele disse esperar endereçar o tema “em breve”.

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.